Planos elétricos da Renault

Depois dos planos elétricos da Volvo até 2030 agora é a vez dos planos elétricos da Renault para o futuro próximo - depois do eWays em outubro 2020, Renaulution em janeiro 2021 o CEO da Renault Luca de Meo regressa agora é a vez de "eWays ElectroPop”! Sim, este são os nomes de todos os recentes eventos da Renault todos com o mesmo objetivo: explicar como a Renault vai adotar a mobilidade elétrica. Eu teria ido para "Eletric Avenue" e até há uma musica para a entrada em palco! Renault, liguem-me! Tenho mais ideias geniais para o próximo evento.

Se no eWays foi apresentado o concept do Megane elétrico e no Renaulution tivemos o concept do próximo Renault 5, o “ElectroPop” foi mais técnico. Abaixo está o resumo dos principais pontos.

10 novos modelos elétricos até 2025 - a Renault tem o objetivo de 65% da sua gama ser eletrificada (híbridos mais 100% elétricos) até 2025 e 90% das vendas serem 100% elétricas até 2030. Para chegar lá o grupo espera ter 10 novos modelos até 2024 (7 para a Renault e 3 para a Alpine). Já sabemos que o R5 vai regressar e a Renault já esta a publicar teasers de uma nova 4L “4ever” mas também 3 modelos para a Alpine.

- nova 4L “4ever” a caminho: durante a apresentação Luca De Meo confirmou irá haver uma 4L elétrica para já conhecida como a “4ever” para atrair o publico nostálgico. Apenas foi apresentado um teaser com uma versão modernizada da icónica 4L mas esta nova geração só deve chegar em 2025, 2 anos depois do novo R5 com um motor elétrico até 100 kW e uma autonomia WLTP até 400 km.

- novo R5 confirmado: confirmada a produção com uma autonomia esperada de 400 quilómetros.

- Renault MeganE confirmado: o novo Megane SUV baseado no concept Megane eVision vai chegar em 2022 baseado no novo Nissan Ariya. Durante o "eWays ElectroPop" a Renault apresentou mais imagens do exterior e interior que vão inspirar os futuros modelos da marca francesa, além de confirmar alguns detalhes técnicos - terá um motor elétrico de 160kW alimentado por uma bateria de 60kWh compatível com carregamento até 130 kW DC e conseguirá uma autonomia WLTP de 450 quilómetros.




- 3 modelos Alpine: como noticiamos anteriormente todos os modelos desportivos da Renault, incluindo a competição automóvel, passará a ficar sobre a alçada e nome da Alpine. O que significa que também terá alguns dos 10 modelos previstos até 2025, 3 para ser exato conforme o teaser apresentado: temos um hatchback, SUV/Crossover e um desportivo todos 100% elétricos. 
Sabe-se que o primeiro modelo chega em 2024, qual é uma boa pergunta - será o desportivo desenvolvido em parceria com a Lotus ou o hatchback que parece uma versão desportiva do novo R5?


2 novas plataformas especificas - para produzir os modelos que precisa a Renault conta com 2 plataformas, uma para os modelos mais pequenos e outra para os modelos maiores. Assim, para os novos R5 e 4L teremos a plataforma CMF-BEV capaz de ter um motor elétrico até 100kW/136 cavalos e no caso do R5 uma autonomia até 400 quilómetros. Acima de tudo será capaz de cortar 1/3 do custo de produção relativamente ao atual Zoe. Para os modelos maiores como os futuros Megane, Kadjar e Alpine teremos a plataforma CMF-EV (estreada pelo Nissan Ariya). Para o Mégane E-Tech a marca francesa já confirmou uma autonomia WLTP de 450 km graças a uma bateria de 60 kWh, mas baterias maiores são possíveis.

Além das 2 plataformas a Renault já está a desenvolver uma motorização elétrica compacta para os futuros modelos. O "One Box Project" quer integrar o motor elétrico, redutor e eletrónica numa unidade única 45% mais pequena e 30% mais barata que a tecnologia atual.


Made in france - a marca francesa aposta na produção em França para mobilizar o pais para os 100% elétricos com um polo de fabricação especializado. Motores elétricos fabricados em Cleon, produção de baterias em parceria com a Envision AESC em Douai (capaz de produzir 9 GWh de baterias em 2024 e 24 GWh apartir de 2030) e com a Verkor numa futura 2ª unidade apontada para 2022 (para baterias de alta performance para o segmento C e superiores), com a montagem dos automóveis finais em Douai, Maubeuge e Ruitz.


Reciclagem - a aposta nos elétricos obriga a considerar a reciclagem e reaproveitamento das baterias dos automóveis elétricos do grupo. Para esse fim a fabrica de Flins onde são produzidos atualmente os Zoe será reorientada para este fim. A Renault quer reciclar 120.000 dos seus automóveis por ano e usar até 80% de materiais estrategicamente reciclados em baterias novas - algo que ninguém na industria automóvel consegue fazer.

0 comentários: