[update]Alpine - futuro elétrico e desportivo anunciado

A Alpine regressou à vida em 2017 com o magnifico A110 mas desde então...nada. Mas pelos vistos não será assim por muito mais tempo: Laurent Rossi (dirige a unidade desportiva) a Alpine tomara as rédeas de todo o projeto e gama desportiva, que o futuro da Alpine é elétrico, utilizará as plataformas CMF-B e CMF-EV, e que irá fazer parceria com um construtor de automóveis desportivos de renome (leia-se Lotus) para novos modelos. Para já, como podemos ver nesta imagem críptica, estão previstos 3 modelos diferentes todos ligados a um carregador: um crossover do segmento C, um desportivo compacto segmento B e um novo A110 elétrico.



Nova gama
A maior novidade é sem duvida a decisão de que todos os futuros modelos específicos da Alpine vão ser 100% elétricos. O citadino poderá ser um versão desportivo do futuro Renault 5 (um novo 5 Turbo2 quem sabe) mas para já apenas confirmaram que será baseado na plataforma CMF-EV.
A mesma plataforma que será usada no SUV, se bem que a Alpine prefere falar num crossover, um modelo fundamental para o crescimento das vendas e assegurar a rentabilidade em 2025.

Relativamente ao substituto do A110 a Renault assinou um acordo de parceria com a Lotus que já tem alguma experiencia neste campo com o Evija de 2.000 cavalos. Vamos lá ver o que virá desta parceria de duas marcas que demandam o comportamento e baixo peso no desenvolvimento de uma automóvel com uma pesada bateria...


Única marca desportiva da Renault 
outro desenvolvimento é que Alpine será o único nome a identificar os modelos desportivos da Renault, desaparece a Renault Sport mas a RS Line é capaz de continuar. No futuro para qualquer modelo desportivo teremos de ir para a Alpine.


Projetos desportivo
O nome e cores da Alpine passam também para todos os projetos desportivos da Renault - e a estreia será na Formula 1, onde a Alpine nunca participou.





update 06-04-2021

0 comentários: