[update]Renault Talisman apresentado

Eis o novo Renault Talisman, um modelo que vem substituir o Laguna e Latitude - modelos que a Renault espera fazer esquecer, mas será que consegue? Afinal é um segmento muito concorrido em que as marcas francesas pouco mossa conseguiram fazer...mas este é um belo animal!




Seguindo o segmento tem um perfil conservador de três volumes com 4.85 metros de comprimento de um design belo, elegante e fluido, se bem que talvez um pouco alemão demais - alguns detalhes do Serie 5, A7 e do Passat são fáceis de identificar.



Já agora, se o nome não lhe é estranho tem razão: além de ser o nome da versão Renault do actual Samsung SM7 para a China foi também o nome de um concept da Renault em 2001.


A assinatura luminosa dianteira está muito bem conseguida, mas com aquelas proporções o mais certo é que estará principalmente disponível em preto ou outras cores mais "sérias".


Em termos de design há também algo mais a manter em mente: este é o primeiro sedan do período Laurens van den Acker e podemos tirar daqui muito do que poderá ser o próximo Megane. Até agora van den Acker trouxe-nos SUVs (Captur, Kadjar), um citadino (Twingo) e um monovolume (Espace). E em Frankfurt deverá chegar a versão carrinha.



O interior é simples mas elegante, parece um bom sitio para se estar - parece ser o mesmo da nova Espace excepto mais baixo.





Mecânicamente usa a plataforma CMF-C/D (também usada na Espace, Kadjar, Nissan Qashqai e X-Trail), tem 4,850 metros de comprimento, 1,460 metros de altura, 1,870 metros de largura e distância entre eixos de 2,810 metros. Pode receber (em opção) a suspensão pilotada, direcção às 4 rodas 4Control, terá uma versão topo de gama Initiale Paris (como o Clio e Espace) mas o mais importante é que tal como a Espace a Renault recorreu à sua parceira Mercedes para assegurar elevados níveis de qualidade e tendo atirado uma Espace no circuito do Estoril posso dizer que se nota - agora com menos peso e um centro de gravidade mais baixo este Talisman promete uma condução muito interessante.

Debaixo do capot deverá ter no lançamento, a gasolina, o 1.6 TCe com 200 cavalos e a diesel o 1.5 dCi de 110 cavalos seguido pelo 1.6 dCi com 130 e 160 cavalos. Mais adiante devem chegar os 1.6 TCe de 163 cavalos e o 1.2 TCe de 130 cavalos, ambos a gasolina. Uma versão eléctrica não está prevista mas uma hibrida é, segundo declarações da apresentação, "possível".

A tracção é dianteira (apesar de partilhar a plataforma com os SUVs da Nissan não está prevista versão 4WD) com os motores a gasolina disponíveis apenas com caixa EDC de 7 velocidades. O diesel dCi de 160 cavalos apenas estará disponível com a caixa EDC de 6 velocidades e os diesel de 110 e 130 recebem de série uma caixa manual de 6 velocidades com opção de EDC.

Terá uma competição bastante aguerrida especialmente dos alemães (Jaguar XE, BMW Série 3, Audi A4, VW Passat, Ford Mondeo, Opel Insignia, Alfa Romeo Giulia) e para o ano devemos ter novidades da PSA - mas esta guerra não será tanto na Europa (que prefere agora os SUVs) mas mais para mercados como a China e Rússia que apreciam muito este formato.


update 06/07/2015
Eis as primeiras imagens do novo Renault Talisman e é um belo animal. Assim que tiver possiblidade actualizo com mais detalhes.







Update de 03-07-2015
Faltam 3 dias para a estreia do Renault Talisman e a marca francesa resolveu partilhar mais um pedaço do novo modelo.


Update de 01/07/2015
Parece que a Renault vai fazer um lento strip do novo Talisman - a imagem abaixo surgiu na pagina de Facebook da Renault Portugal, é o comando do sistema multimédia e parece ser idêntico ao do usado na nova Espace

 Post original de 30-06-2015
Mais uma novidade a caminho - a 6 de Julho chega o substituto do Renault Laguna, o Tasliman.
Laguna surgiu primeiro num concept desportivo tendo sido depois aproveitado para o sucessor do Renault 21, mas com o debáculo dos problemas de qualidade do Laguna de 2001 a Renault chegou mesmo a pensar em deixar o nome. Mas mantiveram-no com o actual modelo que com o historial da geração anterior e o seu designe conservador não foi muito longe.

Daí que a Renault desistiu e ira aproveitar o nome do Samsung SM7 fabricado na Coreia e vendido na China. O formato deverá ser 3 volumes, utilizará a plataforma modular CMF, terá o sistema de direção às 4 rodas e será produzido ao lado da Espace. O video poucas pistas dá, tirando as jantes e o que parece ser parte de um farol traseiro. 

Será que a Renault me convida para esta apresentação? Não me importava nada...

4 comentários:

  • Anónimo says:
    6 de julho de 2015 às 18:48

    Produto inofensivo - sem identidade. Porque é que a Renault não para par pensar?

    se remover o logo da Renault e substituir por um outro, não se dá por ele.

    Basta ver um ou duas imagens.... eu diria estar na presença em um carro coreano - Samsung SM7!!!?
    Não resulta. A frente segue a linha actual de todos os modelos da renault - a actual cueca da avó.


  • Turbo-lento says:
    6 de julho de 2015 às 23:09

    Discordo e digo porque - este segmento é pouco dado a aventuras (veja-se o C6, Vel Satis, Avantime e outros exemplos) daí o design mais conservador e observando as fotos vê-se que tira alguns detalhes dos lideres do segmento mas consegue ter a sua personalidade. Neste segmento há novos jogadores interessantes como o Alfa Giulia, o novo Jaguar XE e quem sabe este Talisman conseguem apanhar os alemães a dormir.

    Estou muito curioso pela versão carrinha deve ficar mais a gosto europeu. É daqueles designs que só vendo mesmo ao vivo.

  • Anónimo says:
    7 de julho de 2015 às 00:13

    Bem, para mim C6, VelSatis são de um campeonato acima... Segmento E; já o Avantime considero um sub-segmento... mas este "Talisman" aqui parece-me substituir um mero Laguna, que a meu ver bem melhor que este - pelo menos no aspecto LoL Design

    opiniões são opiniões ... assim veremos o seu sucesso... 7-Jul-2015

    (é com mecânica, dinâmica e prazer de condução que se conquista os consumidores, não com Gadget)

  • Turbo-lento says:
    8 de julho de 2015 às 10:05

    Este Talisman é um 2 em 1 - vem substituir o Laguna e o Latitude logo fica alí entre eles daí a referencia aos topo de gama que foram também grandes afirmações em termos de design. Ainda afirmo que em carrinha ficará bastante melhor - estreia em Frankfurt que infelizmente não terei hipotese de ir...