[update]Audi Grandsphere Concept apresentado

Depois do concept descapotável Skysphere (e enquanto esperamos o Urbansphere que deverá ser um SUV) a Audi apresentou mais um concept para o salão de Munique: este é o concept Grandsphere que anuncia o próximo Audi A8. Um sedan enorme, autónomo, elétrico que o empurra da secção de "Business Class" para "Luxury Class".
Trata-se de um sedan com design desportivo e agressivo com 5,35 metros de comprimento por 2 metros de largura e 4 portas de abertura oposta que permitem um óptimo acesso ao imenso interior.

À frente temos uma evolução da grelha "singleframe" que está agora atrás de um painel transparente, o enorme para-brisas que se prolonga pelo igualmente enorme tejadilho de vido panorâmico e 2 nervuras no topo dos para-lamas traseiros que ligam aos faróis traseiros que parecem tirados do Jaguar Type F. As enormes jantes de 23 polegadas completam a imagem.




No interior, tal como o anterior concept, graças ao sistema de condução autónoma de nível 4 é possível mover os assentos e fazer desaparecer os controlos para tornar o Grandsphere num verdadeiro salão com 4 rodas...sem volante. Os assentos dianteiros dobram para poder descansar (creio o Twingo mk1 foi o primeiro com essa possibilidade) ou apreciar um filme projetado no para-brisas. Segundo o seu designer este modelo foi desenhado de dentro para fora.





Como o Skysphere é 100% elétrico baseado na plataforma PPE (Premium Plateform Electric) desenvolvida pela Porsche. Tem um motor elétrico em cada eixo debitando um total de 720 cavalos/530 kW e 960 Nm de binário alimentados por uma bateria de 120 kWh que permite uma autonomia de 750 quilómetros.

Como disse acima este concept anuncia o próximo A8. Segundo o chefe de design Philipp Romers querem comercializar a volta de 2025 um veiculo com muitos deste detalhes - segundo ele cerca de 80% do design deste concept está já garantido para o produto de série!
update 26-08-2022

0 comentários: