[update]Novo Mercedes EQS apresentado

Depois de uma longa campanha de teasing a Mercedes enfim apresentou o seu novo topo de gama 100% elétrico - este é o novo Mercedes EQS, o Classe S dos elétricos. Sim, tal como o EQC está para o GLC e o EQA está para o GLA e o EQB está para o GLB o EQS está para o Classe S...
A frente recorda um pouco os GLA e GLC - temos faróis afiados em triangulo com uma grelha fechada "Black Panel" que esconde uma grande quantidade de sensores. Atrás temos uma faixa luminosa a todo o comprimento como os restantes modelos da gama EQ. O perfil é basicamente o mesmo do concept Vision EQS de 2009 com a linha de carroçaria alta e as portas sem enquadramento, mas com uma distancia ao solo maior e jantes mais realistas. Mesmo assim este EQS consegue um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,20 - algo que será útil para maximizar a autonomia.




Em termos de tamanho o EQS é até um pouco maior que o irmão de Classe S - mais comprido em 3 centímetros para 5,21 metros e 1 centímetro mais alto e até uma capacidade de mala superior 610 litros contra 550 litros!

No interior é clara a inspiração no Classe S mas com uma cereja em cima do bolo - o enorme (e opcional) Hyperscreen. Claramente este EQS quer levá-lo o mais longe possível o mais silenciosamente possível o mais confortavelmente possível.




Como não podia deixar de ser as tecnologias dominam . De série recebe direção nas 4 rodas capaz de um angulo de viragem de 4,5º mas opcionalmente pode passar para 10º o que aumenta a agilidade do EQS - com a direção de série a brecagem é de 11,9 metros quando um citadino faz pouco melhor com 10,9 metros. Falando em opções pode ter as portas de abertura completamente automatizada, o que significa que o seu chafeur não tem que sair para lhe abrir a porta, e com o Intelligent Park Pilot ele nem tem que se preocupar em estacionar.
Anunciado em 2019 pelo concept Vision EQS este EQS inaugura a nova plataforma especifica para topos de gama eletrificados designada EVA, que deverá ser usada o SUV EQS, e a berlina e SUV EQE. No lançamento teremos 2 modelos - o EQS 450+ debita 245kW/333cavalos e 583 Nm de binário no eixo traseiro e o EQS 580 4MATIC debita um total 385kW/523cavalos e 855 Nm de binário. O 450+ é capaz de acelerar dos 0 aos 100km\h em 6,2 segundos enquanto o 580 4MATIC faz o mesmo exercício em 4,3 segundos e ambos seguem alegremente até uma velocidade máxima de 210 km/h. Em seguida deverá chegar uma versão intermédia de 560 kW/761 cavalos.

Em termos de autonomia a Mercedes não confirmou números mas com baterias que podem ir até 107,8 kWh estamos certamente a falar de uma autonomia acima dos 750 quilómetros - e se encontrar um carregador de 200 kW é capaz de recuperar 300 quilómetros de autonomia em 15 minutos. De série todos os EQS recebem um carregador interno de 11 kW que pode ser em opção de 22 kW, que encurta o tempo de carga completa de 10 horas para 5 horas.

Chega aos concessionários no outono.

0 comentários: