[update]Novo Citroën Ami apresentado

Em 2019 a Citroen apresentou o concept Ami One, um ano depois com alterações mínimas a marca francesa coloca este ... peculiar veiculo na estrada, agora chamado simplesmente de Citroen Ami. Pense nele como um concorrente ao Renault Twizy...que eu tenho!
Na missão de trazer o eléctrico para todos a Citroen propõem este quadriciclo pesado eléctrico 8ou seja, não pode ir para vias rápidas) - estará disponível em França por 6.000 euros contando uma ajuda do estado de 900 euros (ou seja, 7.000 euros) ou poderá pagar 20 euros por mês durante 48 meses com uma entrega inicial de 2.644 euros (oferta para França, se chega a outros mercados é uma boa pergunta.


Tal como o concept Ami One recebe uma carroçaria assimétrica em que as portas abrem de forma oposta e assentos desalinhados para compensar a pequena largura. Os componente são simétricos para que não sejam necessários componentes para o lado esquerdo e outros para o lado direito - as portas, para-choques dianteiros e traseiros, fundos dos para-lamas e painéis inferiores são iguais.


Relativamente ao Renault Twizy a sua grande vantagem é que é completamente fechado e até pode ter um tejadilho panorâmico - é protegido dos elementos, enquanto no Twizy as portas são opcionais e mesmo com elas a proteção é...menor digamos. Claro que isto funciona muito bem em climas temperados, mas sem ar condicionado e com apenas pequenas janelas o Ami arrisca a suar os seus ocupantes em climas mais quentes.
Com 2,41 metros de comprimento (menos 29 centímetros que um Smart ForTwo) e 1,39 metros (sem espelhos retrovisores) é movido por um motor eléctrico de 8 cavalos alimentado por uma bateria de 5,5 kWh que permite uma autonomia de 70 quilómetros limitado a 45 km\h. A bateria só pode ser carregada em tomadas caseiras e uma carga completa demora 3 horas.
Em França pode ser conduzido sem carta de condução a partir dos 14 anos, por cá deverá ser os 16 anos e carta de condução A. A autonomia e tempo de carga é igual à do Renault Twizy a única diferença é que por cá pode comprar a versão 80 que dá 85 km\h e a carta é a mesma em Portugal.

Terá 7 versões e dois packs (My Ami Pop e My Ami Vibe) de onde escolher e opções como redes para segurar carga, suporte de telemóvel, interface via smartphone com a aplicação Ami entre outras.


update 04-03-2020
 

0 comentários: