Citroën Ami One concept apresentado

A Citroen tinha anunciado 2 concepts para celebrar os 100 anos da marca - este é o primeiro concept que irá estar exposto no salão automóvel de Genebra: um rival ao Renault Twizy chamado Ami One.

Se o nome lhe soa familiar não estranhe - primeiro tivemos o Ami 6 (1961 a 1969), depois o Ami 8 e chegamos agora ao Ami One. Trata-se basicamente de um rival ao Renault Twizy - citadino 100% eléctrico com a bateria alojada no fundo do carro de 4 rodas de 18 polegadas e 2 lugares com um interior simples extremamente compacto (apenas 2.70 metros de comprimento) limitado a 45 km\h e uma autonomia de 100 km. A tração é traseira e a carga completa demora 2 horas numa wallbox.

Feito para ser conduzido sem carta de condução e trata-se principalmente da primeira proposta séria da PSA para serviços de car-sharing e aluguer como o Free2Move da PSA - notar que as portas podem ser abertas utilizando um smartphone via um código QR na porta.

É também uma colecção de óptimas ideias - notem que as portas abrem em direcções diferentes: isso é porque ao invés de ter 2 portas diferentes usam apenas uma em lados diferentes do carro. O para-choques dianteiro e traseiro é também igual e como foi feito para "pequenas cargas" (tipo sacos de desporto, compras ou um cão) a mala não abre.

O interior é também muito inteligente - o assento do passageiro é fixo mas o do condutor é móvel para aceder à bagageira. 

Há um espaço para sacos à frente do passageiros e as janelas são manuais de deslizar, tal como o tejadilho de tecido.

O smartphone é a chave para o Ami One - encaixa numa ranhura atrás do volante e passa a ser a base do sistema multimédia do automóvel via uma coluna Bluetooth à direita da coluna de direcção.

No ínicio referi que a Citroen ia apresentar 2 concepts pelo aniversário - este Ami One é o primeiro e o segundo, que segundo a Citroen vai focar o conforto (substituto do C5 quem sabe), será apresentado no "Salon Vivatech" em Paris já em Maio.

0 comentários: