[update]Renault Twingo eléctrico no verão

Após 6 anos, e a chegada dos novos Volkswagen e-Up!, Skoda Citigo e-iV, Seat Mii Electric e Smart EQ, enfim o Renault Twingo 3 recebe uma versão 100% elétrica, talvez o modelo que mais sentido fazia sentido eletrificar mas não queiram roubar clientela ao mais dispendioso Zoe - este é o Renault Twingo Z.E., que é mais do que apenas um smart ForTwo.
Exteriormente apenas alguns logos e uma lista azul o separam dos modelos de combustão, mas debaixo do capot traseiro está o motor elétrico de origem Renault R80 derivado do usado no ZOE com 82 cavalos/60 kW e 160 Nm de binário limitado a uma velocidade máxima de 135 km/h. A grande diferença para os Smart é que enquanto este Renault Twingo Z.E. usa uma bateria de 22 kWh (igual à do primeiro ZOE) enquanto os Smart ficam-se (para já) pelos 17 kWh - para referencia o VW e-Up! tem uma bateria de 36,8 kWh. A bateria está escondida no fundo do carro e acrescenta 150 quilogramas de peso. Segundo a Renault este Twingo Z.E. é capaz de uma autonomia média WLTP 180 quilómetros e em cidade WLTP de 250 quilómetros.

O interior é idêntico ao das versões de combustão, tirado o seletor da caixa de velocidades onde podemos escolher 3 posições para a travagem regenerativa e o sistema multimédia Easy Link foi atualizada.




update 24-11-2020


Post original de 09-01-2020
Inicialmente recusada para não roubar clientes ao ZOE, segundo o site L'Argus deverá ser apresentada no salão automóvel de Genebra uma versão eléctrica do Twingo - ou seja, um Smart ForFour EQ com logo Renault.
Ambos Twingo e ForFour partilham a mesma plataforma, são produzidos na mesma fábrica e o motor eléctrico é fabricado pela Renault - se por um lado o Smart só saía com motores eléctricos o Twingo só saía com motores de combustão. Até agora. Se utilizará a mesma mecânica Smart Forfour EQ é um pergunta interessante - o motor debita potência suficiente (82 cavalos e 160 Nm de binário) mas a atual bateria de 17,5 kWh é muito pequena se levarmos em consideração que os novos Volkswagen e-Up\Seat Mii Electric\Skoda Citigo e iV têm uma de 32,3 kWh.

0 comentários: