[update]Novo BMW iX apresentado

Recentemente um leitor enviou-nos fotos de um protótipo camuflado da BMW a carregar em Portugal e a curiosidade era muita sobre o que seria - agora podemos responder a esse mistério: era o BMW iX que deverá chegar aos concessionários em 2021 com mais de 600 km de autonomia. Mas atenção, este não é o produto de série é um "quase de série" do concept iNext...

Tem linhas simples e fluidas, e sim...parece um pouco estranho de frente. Verdade que aquela grelha já tinha sido anunciada pelos concepts iNext e i4 mas continua a ser um pouco difícil - talvez ao vivo seja melhor. A grelha é semelhante à já conhecida dos M3/M4 mas preenchida com motivos geométricos. A carroçaria não tem vincos, os faróis Full LED dianteiros são finos e o perfil traseiro é mais X6 que X5, tejadilho de vidro panorâmico electrocromático, puxadores de portas à superfície e aplicações em azul. 

Em termos de dimensões a BMW diz que tem as mesmas dimensões do X5 (4,92 metros comprimento e 2 metros largura), a altura do X6 (1,7 metros) e a distancia entre eixos do X7. Recebe de série jantes de 20 polegadas mas podem ser de 21 ou 22 polegadas em opção.

A traseira é também minimalista, se bem que parece um pouco a traseira do 1º Opel Insignia carrinha - superfícies simples e faróis bastante finos como à frente.
No interior temos um cockpit inspirado no do concept iNext - um grande ecrã curvo "Curved Display" que se estende do condutor até ao meio (12,3 polegadas para o conjunto de instrumentos do condutor e 14,9 polegadas para o resto) de um tablier relativamente pequeno e simples. 




O sistema multimédia pode ser controlado pelo controlador transparente na consola ou diretamente no ecrã que é tactil e se for para o sistema áudio Bower & Wilkins tem ao seu dispor 1615 watts via 30 colunas. É um belo sitio para se estar...mas se por fora temos aquela grelha no interior temos um volante que parece ter sido tirado do antigo Austin Allegro - o famoso volante quartico". 

Mecanicamente a BMW pouco diz sobre este novo SUV elétrico: tem 2 motores elétricos (que segundo a BMW não usam metais raros), um em cada eixo, totalizando mais de 500 cavalos alimentados por uma bateria de 100 kWh que pode ser carregada em pontos de carga rápida de 200 kW permitindo uma autonomia superior a 600 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100km\h em menos de 5 segundos.

Uma autonomia de mais de 600 quilómetros - para referencia o Audi e-tron supostamente consegue 446 quilómetros, o Mercedes EQC 414 quilómetros e o Tesla Model X fica-se pelos 561 quilómetros.
update 24-11-2020

0 comentários: