Salão automovel de Paris 2014 - rumores

No sábado parto para o salão de Paris e espero ter material para vários artigos no futuro próximo - espero que este seja primeiro de vários. Um salão automóvel não é só sobre os novos automóveis, mas também rumores e meias-palavras sobre o futuro. Surgiram vários em revistas e sites - alguns mais realistas que outros, ficam os que acho mais "realistas e interessantes".
 
Espace crossover - e agora?
Ainda tenho que ver ao vivo mas a nova Renault Espace, particularmente no interior, parece ser algo de especial - isto dito por quem não gosta nada de movolumes. Mas levanta uma questão importante - quando as monovolumes compactas surgiram roubaram muitas vendas ao segmento D e agora que os SUVs explodiram no mercado estão a roubar vendas a todos os segmentos, incluindo as monovolumes.
 
Face a esta perda de clientela a Renault desenvolveu a nova Espace como um crossover - será este o caminho para os monovolumes?
 
Ferrari - novo chefe, mais vendas a caminho?
Sai Luca di Montezemolo entra Sergio Marchionne, e as primeiras declarações deram a entender que o limite de produção auto-imposto por Montezemolo para garantir exclusividade vai ira sofrer alterações. Agora, se será completamente eliminado ou simplesmente aumentado não se sabe - alguns sites atiram números mas na verdade ninguém sabe ao certo.
 
 A Ferrari prepara-se para seguir o caminho da Porsche?
 
Pague o seu Citroen pelo que conduz?
Parece que apartir de Janeiro poderá ser oficializado o Flexidrive para o C4 Cactus para alguns países. Basicamente é um sistema em que as mensalidades do seu C4 Cactus variam conforme os quilómetros que percorre.
 
Será que avança e se chega a Portugal?
 
Mais um concept Infiniti...
Sinceramente já chateia: a Infiniti continua a apresentar concepts que nunca dão em nada. A marca continua sem qualquer impacto na Europa e cada vez menos nos EUA. Este Q80 Inspiration, que provavelmente também não resultará em nada, supostamente serve para reacender o interesse na marca...que irá rapidamente desaparecer provavelmente. A Nissan está a perder o interesse/confiança na Infiniti?
 
Jaguar XE impressiona os alemães
Há pouco tempo escrevi sobre como o novo Jaguar XE seria uma pedra no sapato dos alemães, principalmente da Audi - curiosamente a Autonews falou com um executivo da Audi que confessou isso mesmo.
 
Isto sem ninguem ainda o ter conduzido...
 
Mercedes pondera mudar nomes?
Com a BMW a remodelar o seu esquema de nomes, parece que a Mercedes não resiste a fazer o mesmo para os seus SUVs e desportivos: o GL passará a ser GLS, o ML passará a ser GLE, o GLK passa a ser o GLC e o SLK passará a ser o SLC.
 
PSA regressa aos EUA com a DS?
Quem abriu essa porta foi o CEO da DS Yves Bonnefont numa entrevista à Automotive News Europe - “We want to make DS a global premium brand, and you cannot be global without the U.S.", traduzindo a letra a DS quer ser uma marca premium mundial e não o conseguem fazer sem o mercado norte-americano.
 
Mas qualquer decisão sobre este tema não ocorrerá antes de 2017, o tempo necessário para renovar toda a gama...
 
Peugeot 308 GTI a caminho?
A Peugeot trouxe ao Salão de Paris o 308 GT, mas depois do concept 308 R muitos começaram a sonhar com uma versão GTI de estrada que ainda não se concretizou. Mas parece que a marca francesa já esta a trabalhar nos bastidores numa versão GTI com 250 ou 270 cavalos a apresentar em 2015.
 
E o melhor é que estão a ponderar, tal como no 308 GT, ter uma versão carrinha GTI.

0 comentários: