Skoda - os próximos 5 anos

A Volkswagen esta a apostar forte no futuro da Skoda como marca economica global com 15 novos produtos em desenvolvimento para os proximos 5 anos.
Depois do falhanço da associação com a Suzuki, a VW/Skoda estão a planear um centro de competencias na India (baixos custos e muito conhecimento tecnico) para desenovolver um novo automovel e um novo motor low-cost. Os primeiros alvos são a Russia, India e China onde a Skoda planeia montar 5 modelos diferentes e vender mais de 200.000 unidades por ano. A nivel global a Skoda deve atingir em 2011 as 900.000 unidades e até 2018 deverá atingir 1.5 milhões de unidades.

Skodas a caminho
2012
- Rapid
- Novo Octavia (substituição)
- Yeti (restyling)
- Citigo 5 portas

2013:
- Rapid Spaceback
- Novo Octavia Combi (carrinha)
- Superb (restyling)

2014
- Fabia (substituição)
- Roomster (substituição)
- Citigo MPV

2015
- Superb (substituição)
- Yeti (substituição)

2016:
- novo SUV maior que o Yeti
- novo MPV maior que o Roomster
- Rapid (restyling)
- Citigo (restyling)

Um dos principais pilares desta evolução é a plataforma modular MQB - a Skoda tem tido que lidar com várias plataformas ao mesmo tempo, mas ao passar tudo para apenas 1 plataforma vai cortar os tempos de construção em 30% e custos por unidade em 20%. Para terem uma ideia, o novo Fabia, Octavia e Superb vão ter a mesma base apenas aumenta a distancia entre eixos. Apenas o Citigo que usa uma plataforma própria mas os componentes são partilhados com toda a restante gama.

Só uma questão fica no ar - a Volkswagen e Audi continuam a liderar, a Skoda tem um plano de 5 anos muito ambicioso...e a Seat?

0 comentários: