Proibição do telemovel ao volante para breve?

Se depender do NTSB (National Transportation Safety Board) americano sim - mas não é só telemóveis, qualquer dispositivo electrónico deverá ser proibido.
Trata-se de uma recomendação que poderá virar lei, e que proibirá os condutores de usar um telemovel (a menos que seja uma emergência) e qualquer dispositivo electrónico com ligação à Internet - leia-se os sistema de "infotainment" instalados em muitos automóveis desde Audi's, BMWs a Fords e Renault. Até usar um auricular Bluetooth seria ilegal.
Isto esta a ganhar força nos EUA, especialmente depois de se ter sabido que um acidente que envolveu 2 autocarros escolares foi causado por um condutor de uma pickup que estava a enviar SMS enquanto conduzia ao ritmo de um SMS por minuto. Sei que se trata de algo no outro lado do Atlântico, mas temas como estes acabam por cá chegar se se tornarem lei.

4 comentários:

  • Marco C. says:
    20 de dezembro de 2011 às 13:18

    Nem 8 nem 80... Não acho mal nenhum usar auriculares com ou sem fios, ou ligação Bluetooth no carro.

    Obviamente que enviar sms`s ou falar directamente é proibido... A lei supostamente já proíbe isso.

    Tem é que haver uma maior fiscalização e os condutores terem consciência que não podem usar, se usarem multa. E em autocarros os passageiros terem a liberdade de expressão e dizer ao condutor que está a cometer um crime a escrever sms`s ou até ouvir musica... o que acontece em PT em muito condutor....

  • Besedaeste says:
    21 de dezembro de 2011 às 14:34

    Sou completamente a favor da proibição. Total. Pensa-se que só porque se usa o auricular que não há problema... que não o vamos usar na mão e que não nos distrai! Enganem-se. Tudo aquilo que nos "remove" da função objectiva de conduzir - acender um cigarro, procurar moedas para as portagens com o carro em andamento, olhar para trás para ver se o bébé está bem - tudo mas tudo afecta a nossa concentração na condução.

    Aliás, o problema começa precisamente nesta dúvida: deveremos ou não ser radicais? Proíbir totalmente ou não? Eu acho que sim. A partir do momento que a "Lei" diga que se pode usar o telemóvel com aurucular, as pessoas tendem a desrespeitar essa norma. Se a "Lei" disser que é proibido todo e qualquer dispositivo de comunicações móvel - seja com auricular, seja enviar sms, seja usar o sistema de alta voz, seja o uso do tal infotainment, os condutores tendem a usar cada vez menos esses dispositivos. É uma reacção humana. Se for proibido, é violado, mas em número inferior do que se a Lei nada disser.

    Enquanto instrutor de condução, posso assegurar que o uso do telemóvel está associado a inúmeros acidentes, uns mortais outros que implicaram lesões gravíssimas e eternas nos ocupantes. Infelizmente, a este tema, está associada a ideia que não podemos ser radicais, porque já faz parte do nosso dia-a-dia o seu uso! Mas basta percorrer a internet e pesquisar as implicações do uso do telemóvel na condução para sabermos que são incompatíveis. É como a ingestão de bebidas alcoólicas, o que interessa aos condutores não é o álcool influenciar a condução, é o facto de 2 ou 3 copos não acusarem nada num teste de alcoolemia, e por isso mesmo, pensa, que não influencia em nada a condução.

    Lamento que as pessoas assim pensem. Porquê? Porquer o meu pai foi atropelado numa passadeira por um condutor que estava a enviar sms. Eu próprio quase fui passado a ferro quando ia de bicicleta à uns meses atrás e uma condutora estava a falar ao telemóvel e, não sei como, lembrou-se de ir para cima de mim... (quer dizer, para cima da bicicleta... :-)) por isso, pensar que um sistema de alta-voz ou auricular não é prejudicial, é errado... espero que os nossos leitores não o testemunhem pessoalmente, nem com ninguém das suas famílias.

    Quando vocês virem um X5 a ir na direcção da bicicleta do/a vosso/a filho/a com uma condutora a falar ao telemóvel, talvez pensam duas vezes sobre isto...

  • Besedaeste says:
    21 de dezembro de 2011 às 14:37

    A título de curiosidade, ontem vi uma senhora a conduzir da seguinte forma: o telemóvel no ouvido direito, seguro pelo ombro, e a mão esquerda com um pedaço de pão. Sim, e ia a conduzir. Ou seja, conduzia, comia e falava ao telemóvel. Rica combinação não? Consequência? Felizmente, naquele momento nenhuma, mas que passou o sinal vermelho no semáforo, lá isso ela passou...

  • Anónimo says:
    23 de dezembro de 2011 às 16:24

    sou a favor da proibição total, sem exceções