O melhor elétrico para viagens longas

Mais um estudo da ADAC, desta vez sobre qual é o melhor elétrico para as longas distancias baseado em testes de carga real distinguindo os modelos capazes de viajar mais após uma pausa de 20 minutos. Quem é o melhor no splash and dash de electrões?

Como sabemos os automóveis elétricos não carregam todos da mesma forma - atingem um pico e depois vai descendo para preservar as células, a conhecida curva de carga. Cada marca/modelo terá a sua curva de carga de acordo com a gestão térmica estabelecida - quente demais ou frio demais pode afetar de forma significativa o tempo de carga. Daí a importância da gestão térmica da bateria, e alguns modelos ativam automaticamente um recondicionamento quando o condutor se dirige (via GPS) a um carregador.

Este é o protocolo de teste que a ADAC usou. Antes do teste todas as viaturas foram carregadas totalmente e mantidas num armazém climatizado a 20ºC durante a noite antes. Depois cada viatura é conduzida no mesmo circuito misto cidade-nacional-autoestrada até gastarem 90% da capacidade da bateria e nessa altura são carregados durante 20 minutos no mesmo posto de carga rápida DC de 300 kW. São determinadas as distancias percorridas com 90% de bateria, a distancia recuperada com 20 minutos de carga rápida e as curvas de carga de cada modelo

Os 10 melhores estão na tabela acima com os dados apurados:
(nota: o navegador traduziu mal o 3º lugar que é o Audi A6 Avant e-tron performance e o 4º lugar que é o Audi Q6 e-tron performance).
1. Porsche Taycan Performance Plus (97 kWh)
2. Hyundai Ioniq 6 2WD (77,4 kWh)
3. Audi A6 Avant e-tron performance
4. Audi Q6 e-tron performance
5. Lucid Air Grand Touring AWD
6. BMW iX xDrive 50
7. Hyundai IONIQ 9 TECHNIQ
8. Mercedes EQS 450+
9. Mercedes EQE SUV 350+
10. XPeng G6 Long Range

Assim temos no topo o Porsche Taycan Performance Plus (97 kWh) com 981 quilômetros de autonomia acumulada (513 km com bateria cheia e 10% de residual mais 468 quilômetros recuperados nos 20 minutos de carga rápida). É seguido pelo Hyundai Ioniq 6 (931 km - 502 km + 429 km) e Audi A6 Avant e Q6 e-tron performance - nestes 2 últimos a diferença que a aerodinâmica faz já que a plataforma é a mesma: 921 e 884 km respetivamente.
E o que todos estes 10 modelos têm em comum? Todos eles usam um sistema eletrico de 800 volts.

O ADAC testou multiplos modelos classificando 22 modelos como "muito aptos a longa distância" (autonomia total com 20 minutos de carga acima dos 750 quilometros) e 27 como "aptos a longa distância" (autonomia total com 20 minutos de carga entre 600 e 750 quilômetros). Infelizmente ao invés de uma tabela única o site da ADAC tem uma dinâmica portanto se quiser ver onde um automóvel em particular ficou vá ao site.


0 comentários: