Nova Renault Trafic E-Tech apresentada

Seis meses mais tarde a Renault apresentou a versão de série da nova Renault Trafic E-Tech elétrico. O primeiro veículo Renault com arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) da Ampere com rede interna de 800 volts e uma autonomia de 450 km que chegará aos concessionários no fim de 2026.

Tem um design moderno e futurista, com as rodas empurradas para as extremidades e um para-brisas que parece a viseira de um capacete. Arrisco com "quelque chose" de Kia PV5...


Esta novo Trafic Van E-Tech é o primeiro de uma nova família de veículos comerciais ligeiros elétricos, e mais tarde teremos as versões chassis-cabina, plataforma-cabina, basculante, plataforma plana e caixa de carga.

No interior temos um tablier que parece ser robusto, virado para o condutor com um conjunto de instrumentos digital de 10 polegadas e e um ecrã central táctil de 12” para o sistema multimédia openR evo com Google integrado.


Mecanicamente é baseado numa nova plataforma tipo skate totalmente elétrica desenhada para a melhor capacidade de carga em relação às dimensões, com as rodas nas extremidades que também permite um raio de viragem igual ao Clio (10,3 metros). Na versão L1 tem uma capacidade de carga de 5,1 metros cubicos, um comprimento de 4,87 metros e uma largura de 1,92 metros. Na versão L2 a capacidade de carga passa para 5,8 metros cubicos para um comprimento de 5,27 metros (a distância entre eixos é 40 centimetros mais longa).

Terá um motor de 150 kW e um binário de 345 Nm no eixo traseiro alimentado via um sistema elétrico de 800 volts por 2 escolhas de bateria: autonomia urbana (tecnologia LFP sem metais raros capaz de uma autonomia máxima de 350 quilometros) ou autonomia longa (tecnologia NMC capaz de uma autonomia máxima de 450 quilometros).

O sistema elétrico inclui funcionalidades Vehicle-to-Load (V2L, do veículo para um dispositivo elétrico) e Vehicle-to-Grid (V2G, se tiver um carregador bidirecional).

Uma das novidades técnicas desta nova Trafic é que é o primeiro veiculo da Renault que é SDV, ou Software Defined Vehicle (Veículo Definido por Software). Resumidamente o software deixou de ser periférico e passou a ser central controlado por um único computador central. Esta arquitetura de software centralizada pode ser atualizada, tal como os telemóveis ou computadores. Este computador central corre o sistema operativo CAR OS concebido pela Ampere baseado no Android Automotive OS, fácil de usar e aberto a muitas aplicações. Este OS está ligado à nuvem e pode ser atualizado remotamente.

0 comentários: