Novo Volkswagen T-Roc apresentado

Após uma carreira de 8 anos a Volkswagen apresentou oficialmente o novo, segundo do nome, Volkswagen T-Roc que estará apenas disponível com motorizações hibridas e caixa DSG.
Em equipa vencedora não se mexe - afinal o atual T-Roc vendeu mais que 2,2 milhões de unidades, e é por isso que o design exterior é uma evolução/cruzamento do T-Roc atual (particularmente mantem o perfil lateral tipo coupé e traseira) com o design moderno dos SUVs Volkswagen como o Tiguan, Tayron e até do ID.7.




Esta nova geração é mais comprida em 12,2 centímetros para 4,37 metros (2,63 metros entre eixos, mais 2,8 centímetros) mantendo a largura (1,83 metros) e altura (1,56 m). O maior comprimento ajuda a colocar o T-Roc na gama, entre o mais pequeno T-Cross (23,8 cm mais curto) e o maior Tiguan (16,6 cm mais comprido), e aproximar do Taigo com 4,27 metros do qual é o coupé. Graças ao maior comprimento a capacidade da mala aumentou 20 litros para 465 litros.

No interior temos também evolução acima de revolução, indo buscar muitos elementos de outros modelos como o conjunto de instrumentos de 10 polegadas e ecrã (10,4 ou 12,9 polegadas) para o sistema MIB.4 do Golf e o comando rotativo na consola central do Tiguan/Tayron que permite controlar o volume e modos de condução. O volante recupera botões físicos, o ecrã táctil tem teclas de atalho para as funções mais usadas e para libertar espaço entre os bancos o comando da caixa de velocidades está atrás do volante.





A Volkswagen recuperou o "night panel" da SAAB em que à noite mostra/ilumina apenas a informação vital para não cansar os olhos. Notei também que as pegas das portas passaram para uma manete na extremidade do encosto dos braços nas portas - espero que seja um sistema mecanico, e não um eletrico como a Tesla usa que pode em caso de acidente dificultar a saida dos ocupantes.

Debaixo do capot o novo Volkswagen T-Roc terá no lançamento duas motorizações hibridas ligeiras eTSI com 116 e 150 cavalos apenas com a caixa de 7 velocidades DSG. Em 2026 deverá chegar a opção de tração integral 4Motion e uma motorização full hybrid (não plug-in) com 136 e 170 cavalos. Em 2027 vai chegar o primeiro Volkswagen T-Roc R.

0 comentários: