Este é o novo Renault Clio, 6º do nome, e chega com um nariz muito Lamborghini Uros ou Ford à frente, um novo design mais angular no meio e uma traseira muito Ferrari atrás com tudo movido por novos motores híbridos. Sim, desta vez estou confiante que este é o novo Renault Clio 6 - que depois de uma carreira de 35 anos tenta reinventar-se a sí e à propria marca. Luca De Meo deu-nos 4 anos de nostalgia pelos clássicos com os atuais R4, R5 e o futuro Twingo além de uma longa lista de SUVs - mas agora que partiu temos algo...diferente.
Adeus às curvas suave e gentis dos anteriores Clios, esta nova geração é mais agressiva e expressiva. À frente temos um capot mais comprido que termina numa frente inspirada num tubarão...ou Lamborghini Urus. A grelha dianteira é semelhada à do Rafale constituída por losangos, farois LED destacados e uma nova variante das luzes diurnas LED em C invertido.
O perfil é sóbrio mas com alguns detalhes interessantes como aquele vinco na parte inferior, a superfície vidrada em gota de agua, os arcos das rodas em plástico diferente da cor da carroçaria e a traseira mais afilada.
Atrás a Renault está a tentar a sorte porque claramente aqueles farois são Ferrari Purosangue e os italianos adoram processar os engraçadinhos.
Em termos de dimensões este novo Renault Clio ganha 7 centímetros de comprimento (para 4,12 metros), ganha 4 centímetros em largura (para 1,77 metros), ganha um 1 centímetro em altura (para 1,45 metros) e 2 novas cores: "Absolute Red" e "Absolute Green". Posderá escolher entre 3 niveis de equipamento Evolution, Techno e Esprit Alpine.
No interior o novo Clio alinha com a restante gama com dois ecrãs lado-a-lado. Atras do volante (que vem do Austral) temos um conjunto de instrumentos de 7 ou 10 polegadas ao lado do ecrã horizontal do sistema multimédia que continua a contar com um sistema Google com Google Maps, Google Assistant, Google Play e é compativel sem precisar de fios com o Android Auto e Apple CarPlay. Se for para o Esprit Alpine recebe Alcantara e carregamento de telemóvel sem fios.
Entre as múltiplas ajudas à condução de destacar o cruise control ativo e o Emergency Stop Assist que imobiliza calmamente a viatura se o condutor estiver a dormir. Confesso desapontado pela forma como os assentos rebatem, nada pratico.
Mecanicamente falando este novo Renault Clio é baseado na ultima versão da plataforma CMF-B recebendo os novos motores a gasolina de 3 cilindros turbo de 1,2 litros do Austral com 115 cavalos com caixa manual de 6 velocidades ou EDC de 6 velocidades, 120 cavalos a GPL apenas com a caixa EDC de 6 velocidades e o hibrido E-Tech de 1,8 litros com uma bateria de 1,4 kWh já em uso nos Captur e Dacia Duster.
0 comentários:
Enviar um comentário