Relatório TÜV: Tesla ainda em último lugar

A TUV alemã apresentou o seu relatorio 2026 em que condensa a informação de 9,5 milhões de inspeções de veículos de passageiros realizadas entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025 para um total de 216 tipos diferentes de veículos, incluindo 18 elétricos. E continua a dar más noticias para aqueles que continuam a achar que revisões não são necessárias em automóveis elétricos: os 2 últimos lugares são ocupados pelo Tesla Model 3 e Tesla Model Y. Abaixo podem encontrar um resumo.

Começando pela visão geral, a TUV concluiu que 21,5% dos automóveis de passageiros (um em cada cinco) reprovou na inspeção devido a defeitos "significativos" ou "perigosos" (+0,9% relativamente ao relatório anterior) e 12,3% de veículos com defeitos menores (+0,8% relativamente ao relatório anterior). 0,1% foram considerados perigosos para circular e foram imediatamente apreendidos.


Elétricos
Com o crescimento da oferta de veículos elétricos estas avaliações permitem avaliar como resistem ao tempo e uso. Os dados estão organizados em intervalos temporais e abaixo estão algumas das conclusões.

Nos veículos com dois a três anos de uso (os modelos mais comuns) os Mini Cooper SE , Audi Q4 e-tron e Fiat 500e conquistaram os primeiros lugares seguidos de perto pelos VW ID.3 e ID.4/ID.5. O Škoda Enyaq fica no meio e a fechar a cauda do pelotão temos o Dacia Spring, Tesla Model 3 e Y.

O Tesla Model Y ficou em último lugar entre 110 veículos com uma taxa de defeitos de 17,3% – a maior taxa de defeitos neste grupo etário em dez anos! O Model Y demonstrou problemas principalmente nas suspensões, semi-eixos, discos de travagem e iluminação. Depois de 2 anos no fundo da tabela o Tesla Model 3 sobe ligeiramente na tabela com uma taxa de defeitos 13,1%. Mas, no geral, entre o Tesla Model 3 e Model Y fica o Ford Mondeo com 14,3%.


Vencedores e perdedores
Vencedores por categoria de veículo com 2 a 3 anos:
- Minis: Fiat 500e (4,2%);
- Pequenos: Mazda 2 (2,9%);
- Compactos: BMW Série 1;
- Médios: Mercedes Classe C;
- SUV: VW T-Roc;
- Vans: Mercedes Classe B;

Vencedores por faixa etária:
2-3 anos: Mazda 2;
4–5 anos: VW Golf Sportsvan e VW T-Roc;
6–7 anos: VW T-Roc;
8–9 anos: Mazda CX-3;
10–11 anos: Mercedes Classe B;
12–13 anos: VW Touareg;

"Perdedores" do relatório TÜV 2026:
- BMW Série 5/Série 6: duas vezes em último lugar nas faixas 4 a 5 anos e 8 a 9 anos;
- Dacia Duster: duas vezes em último lugar nas faixas 6 a 7 anos e 10 a 11 anos;
- Renault Clio: último lugar na faixa 12 a 13 anos;


Prêmio "Qualidade a Longo Prazo"
Pela primeira vez, a Associação TÜV atribui o prêmio "Vencedor da Qualidade a Longo Prazo" nesta edição do seu relatório anual. Este título é concedido ao fabricante cujos veículos, com idade entre dez e onze anos, apresentam a menor taxa média de defeitos relacionados à segurança e são sinônimo de qualidade e durabilidade.
- Primeiro lugar: Mercedes com uma taxa de defeitos de 18,5%;
- Segundo lugar: Audi com uma taxa de defeitos de 19,2%;
- Terceiro lugar: Toyota com uma taxa de defeitos de 22%;

0 comentários: