Volkswagen - 10 novos modelos em 3 anos

Os próximos 3 anos vão ser de revolução para os lados da Volkswagen com 10 novos modelos de combustão e 100% elétricos nos próximos 3 anos incluindo os primeiros modelos elétricos acessíveis europeus com os novos ID 1, ID 2 e ID 2X.

Comecem os pelos 100% elétricos
As principais novidades são os ID.1 (que será produzido em Portugal em 2027), ID.2 (modelo de série será apresentado em setembro) e ID.2X (concept será apresentado em setembro) baseados na plataforma MEB Entry que vão ser/substituir as versões elétricas dos Up, Polo e T-Cross.

Este modelos vão também estrear o novo esquema de nomes para os elétricos da Volkswagen - segundo os rumores vão simplesmente adicionar o "ID" aos nomes tradicionais já existentes - o ID.1 será o ID Up, ID.2 será o ID Polo e o ID.2X será o ID Cross. Provavelmente.

Mas não acabará aqui porque para o ano os ID.3 e ID.4 vão ser profundamente atualizados por dentro e por fora - os ID.3 no inicio de 2026 e o ID.4 no fim de 2026, e só teremos modelos completamente novos em 2030. Quem não vai ser atualizado será o ID.5 devido às fracas vendas - fim de 2026 deverá ser o fim para o "ID.4 coupé".

Em 2028 teremos outra novidade fulcral - deverá ser apresentado a versão elétrica do Golf baseada na nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform) que irá substituir a atual MEB. Esta nova plataforma é muito flexível e foi desenvolvida com input da Rivian incluiu sistema elétrico de 800 volts, novas baterias, carregamento mais rápido e uma nova arquitetura de software. Este modelo está a ser desenvolvido em paralelo com uma versão elétrica do T-Roc que ficará algures entre o ID.2X e o ID.4.


E acabando nos modelos de combustão
Como referi acima a Volkswagen vai realinhar a gama elétrica e de combustão para maior estabilidade. É esperado até ao fim do ano uma atualização do atual Golf e a nova/segunda geração do T-Roc que irá estrear a primeira motorização "full hybrid" (pensem Toyota Prius) da Volkswagen baseado no atual 4 cilindros de 1,5 litros TSI. A VW até agora tinha os híbridos ligeiros e os híbridos plug-in, agora preenche o espaço no meio. Esperem esta motorização nos Golf e Tiguan.

0 comentários: