Depois do EV6, EV9 e EV3 a Kia acaba de apresentar oficialmente o novo Kia EV4, ambos deles, mas na Europa só vamos ter um deles.
E sim, não é um SUV! um pouco como os alemães, esta denominação estará disponível em 2 formatos: um sedan clássico de 4 portas com 4,73 metros de comprimento para o mercado local e americano, e para os Europeus um versão hatchback do EV4 com mais 1 porta mas menos 30 centímetros de comprimento (4,43 metros).
O que é uma seca porque eu até compraria o sedan - ambas têm uma distancia entre eixos de 2,82 metros, contra 2,68 metros do EV3 para referencia.
O interior parece espaçoso e muito parecido ao do EV3 em que se baseia.
Mas apesar de ser basicamente o mesmo carro as prestações não diferentes...e nós na Europa ficamos com a parte pior! Este Kia EV4 usa a mesma plataforma E-GMP do EV3 com um motor elétrico de 204 cavalos no eixo dianteiro e duas opções de bateria. A versão base tem uma bateria de 58,3 kWh e a versão Long Range terá uma bateria de 81,4 kWh - mas os diferentes formatos tem impacto sobre a autonomia WLTP. Assim com a bateria de 58,3 kWh o EV4 de 4 portas tem uma autonomia de 430 quilômetros quando a versão hatchback consegue 410 quilômetros, e com a bateria de 81,4 kWh o EV4 de 4 portas tem uma autonomia de 630 quilômetros quando a versão hatchback consegue 590 quilômetros.
Sim, o 5 portas é mais prático mas muito menos aerodinâmico logo perde autonomia - 20 a 40 quilômetros a menos de autonomia. Além de perder autonomia a versão 5 portas também perde capacidade de mala - menos 55 litros para 435 litros.
Tal como EV3 este novo EV4 recebe um sistema elétrico de 400 volts mais barato que deverá ser compatível com carga rápida até 130 kW.
E o Kia Ceed? O Kia EV4 é basicamente de uma versão elétrica do Ceed que já tem uns anos em cima. O mais certo é em breve o Ceed será substituído por uma nova geração inspirado no K4 já disponível noutros mercados.
post original 17/02/2025
A Kia apresentou as primeiras imagens da versão de série do Kia EV4 que deverá ser apresentado na sua totalidade a 27 de fevereiro. E a grande novidade é que ao contrario dos restantes membros da família Kia EV, este EV estará disponível em 2 formatos: sedan e hatchback.
O design não mudou muito desde o concept apresentado em 2023, e dá para ver o esforço colocado na aerodinâmica. Estas imagens devem ser todas da versão GT-Line, mas mais adiante deveremos ter a variante Air mais acessível. A assinatura luminosa alinha com a do EV9 com os farois verticais, o perfil é igual até ao pilar C onde se quer estilo vai para o sedan e se quiser algo mais prático tem o hatchback.
Será que teremos escolha de ambas ou a Europa ficará com a versão hatchback e o sedan será para os países asiáticos onde esse formato é muito popular?
Não há especificações técnicas, mas certamente usará a plataforma E-GMP com versões de 1 ou 2 motores elétricos, mas será interessante se mantem a arquitetura de 800 volts ou como no EV3 usam um sistema 400 volts. Em termos de baterias, tendo em conta a dimensão, devemos ter as mesmas baterias do EV3 de 81,4 e 58,3 kWh.
0 comentários:
Enviar um comentário