Depois da mensagem do leitor ofendido por ter partilhado a noticia sobre as pessoas que morreram carbonizadas dentro de um Tesla Model Y porque não conseguiam abrir as portas resolvi procurar o procedimento de emergência de abertura de portas em caso de perda de corrente elétrica ou falha eletrônica. A abertura das portas dianteiras é simples, mas para as portas traseiras é um pesadelo especialmente nos Model S e X é uma armadilha para os passageiros traseiros - como é que isto foi legalmente homologado é uma pergunta que não me sai da cabeça.
Ao ler os procedimentos abaixo tente imaginar seguir os vários passos indicados enquanto o carro está a arder ou logo após um impacto/acidente - sim, parto do principio que antes do incidente você já sabe qual é o procedimento...
Model X - é preciso desmontar "cuidadosamente" a cobertura da coluna de áudio na porta a abrir e puxar um cabo para à frente do carro, não na direção do ocupante/para o interior onde aplicaria mais força mas na perpendicular. Depois tem que empurrar e levantar a porta manualmente.
Model S - é preciso levantar o tapete traseiro, localizar e puxar o cabo para o centro do veiculo, novamente não para cima ou frente que seria o mais simples/lógico, mas para o lado de dentro.
Model 3/Y - Para estes modelos há 2 designs, um mais antigo e um mais recente. No original o passageiro traseiro tem que aceder ao fundo do arrumo da porta, retirar o tapete de borracha do fundo, com as unhas ou uma ferramenta abrir a tampa que aparece, enfiar os dedos e depois puxar uma fita.
No novo design a única coisa que mudou foi que ao invés de usar as unhas/ferramenta para abrir o compartimento da fita agora tem uma tampa articulada de abertura mais fácil.
E o que se faz em todas as outros marcas automóveis? Puxas a alavanca montada claramente na porta...mais nada.
0 comentários:
Enviar um comentário