Outra curta história de uma máquina infernal que podia ter chegado às estradas mas infelizmente nunca se tornou realidade - o Alfa Romeo Sprint 6C, a tentativa da Alfa a compensar o Arna...Se não sabe o que é o Alfa Romeo Arna bom para si.
Como muitos outros construtores automóveis nos 80 a promessa do Grupo B era boa demais para ignorar e no salão automóvel de Paris em 1982 a Alfa Romeo apresentou não só o Sprint atualizado mas também a versão de grupo B - o Sprint 6C. Basicamente tiraram o 4 cilindros da frente substituindo-o por um V6 de 2,5 litros de 60 cavalos em posição central que alimentava as odas traseiras que calçavam uns largos Pirelli P7 via a caixa de velocidades tirada do Lancia 037.
No interior recebia uma barreira para separar o motor dos ocupantes, assentos desportivos em couro e um volante da Momo. Basicamente parecia um modelo de estrada que era necessário produzir em 200 unidades para poder participar no grupo B - neste caso na categoria de 2,5 a 3 litros.
Mas a Alfa Romeo percebeu que não iria longe sem mais potência e tração integral. desenvolveram um 2º protótipo com novo pacote aerodinâmico, entradas de ar para alimentar uma versão mais potente do V6 (supostamente puxado para 3 litros) acoplado a uma nova caixa de velocidades Hewland e um túnel de transmissão para transferir potência para o eixo dianteiro. Mas com poucos fundos a Alfa não conseguiu completar o 2º protótipo que continuava a ser de tração traseira e em 1983 desistiram. Este protótipo está exposto ao publico no museu da marca, já o protótipo da versão Stradale deve estar arquivada algures.
Curiosamente não foi o fim da ideia de um Sprint com motor central - os australianos da Giocattolo Motori produziram 15 exemplares do Giocattolo Group B baseado no Sprint com um V6 Alfa Romeo ou V8 Holden em posição central.
Já os portugueses da Fabrica Italiana LDA construíram um restmod baseado no Sprint do proprietário da empresa inspirado no 6C original com carroçaria em compósitos, interior desportivo e algumas modificações mecânicas - infelizmente o motor de 1,8 litros continua à frente e apenas um modelo terá sido produzido.
0 comentários:
Enviar um comentário