Concept BMW Vision Neue Klasse apresentado

Se tal como eu que nos últimos anos escondia a cabeça debaixo da almofada sempre que a BMW anunciava um novo automóvel, levante a cabeça e veja a luz - este é o concept BMW Vision Neue Klasse que anuncia a tecnologia e design dos próximos BMW...basicamente a versão BMW do concept Mercedes CLA Class da Mercedes.

Depois dos concepts i Vision Dee e i Vision Circular temos agora o Neue Klasse (alemão para Nova Classe) que anunciam um novo design, diferente e com uma nova interpretação de itens da BMW como a grelha dianteira (que é digital e animada neste concept) e o Hofmeister Kink. Temos até uma frente capaz digitalmente de ser expressiva conforme as circunstancias - calculo que nos modelos M seja uma face zangada. Pensem Chris Bangle, Flame surfacing, Project i e toda essa anarquia visual está de volta. Este concept é mais ou menos do tamanho de um atual Série 3, que não é uma coincidência porque a próxima geração deste modelo (esperado para 2025) deverá ser inaugurar o novo design e tecnologia.




Um amigo meu doente dos BMW também me referiu algumas referencias clássicas neste concept, particularmente a frente inclinada dos 2002, 2000 CS, Série 3 E31 e o Série 6 E24 de 1976.




O habitáculo é simplicidade levada ao extremo utilizando principalmente materiais reciclados (nada de cromados ou couro) e estreia a próxima geração do sistema iDrive - para a BMW o futuro do interface homem-máquina é o ecrã táctil, gestos e comandos vocais. Temos um ecrã táctil no centro do tablier, e no fundo a toda o comprimento do para-brisas temos o Panoramic Vision que já está confirmado para produção em 2025.


Estão a ver aquela barra no fundo dos noticiarias que vai passando algumas notícias? Mesma coisa mas para a informação do conjunto de instrumentos - este sistema trabalha em conjunto com o head-up display para dar ao condutor toda a informação que precisa.


Mas este concept é muito mais que uma cara bonito e moderna, estreia também a nova plataforma exclusiva para todos os modelos 100% elétricos a partir de 2025 - uma plataforma única para algo tão pequeno como um Série 1 a algo do tamanho do X7. Parafraseando o que dizia no anel do destino do Senhor dos Anéis - "Uma plataforma para os dominar a todos, uma plataforma para os encontrar e na eletricidade os unir".

A BMW diz que a densidade energética aumentou em 1/5 e que o consumo energético médio WLTP passou de 6,1 km por kWh do atual BMW i4 para 7,7 km por kWh - ou seja, a nova geração poderá ter uma autonomia 30% maior que a geração actual. E graças a nova gestão térmica e bomba de calor a carga será 1/3 mais rápida. Este concept estreia um sistema elétrico de 800 volts a alimentar baterias de 75, 90 e 105kWhh com células cilíndricas (antes prismáticas) de LFP e NMC capaz de alimentar um a quatro motores elétricos.

Segundo a BMW a nova fábrica de Debrecen (Hungria) deverá começar a produzir veículos baseados nesta tecnologia em novembro de 2024 para vendas a arrancarem em 2025 - em principio o primeiro será o próximo X3 seguido pelo novo Série 3.

0 comentários: