[update]Hyundai Ioniq 5 N apresentado

De todos os modelos que não previa uma versão desportiva o Ioniq 5 estaria nessa lista, mas a Hyundai discorda e para provar que os elétricos podem ser divertidos acabam de apresentar o Ioniq 5 N para os fãs dos trackdays com consciência ecológica - o primeiro desportivo elétrico da Hyundai. E foi desenvolvido por um tipo chamado Tyrone!

Exteriormente recebe um para-choques dianteiro mais agressivo, spoiler traseiro, magnificas jantes de 21 polegadas, para-lamas alargados, saias laterais especificas, um novo difusor traseiro e a possibilidade de optar pelo Azul Performance único aos modelos Hyundai N. É 2 centímetros mais baixo, 8 centímetros mais comprido e 5 centímetros mais largo.





No interior temos novos assentos desportivos mais baixos e um novo volante mais pequeno com manetes por detrás e 2 botões "N" específicos. Curiosamente as manetes por detrás do volante não servem para a travagem regenerativa mas para mudar de velocidade...virtual! A Hyundai criou o N e-shift que imita uma caixa de 8 velocidades introduzindo pausas no binário e interrompendo o som artificial. Até tem um conta-rotações falso no conjunto de instrumentos...


Este Ioniq 5 N não é apenas fogo para a vista, debita um total de 609 cavalos (166 kW à frente w 282 kW atrás) que passa a 650 cavalos/478 kW em modo N Grin Boost (overboost). Para lidar com a cavalagem extra recebe chassis e coluna de direção reforçadas, sub-estrutras dianteiras e traseiras especificas, novos suportes para os motores e bateria, suspensão pilotada especifica, eixos dianteiro e traseiro reconfigurados e as jantes de 21 polegadas calçam pneus Pirelli PZero feitos à medida. Os travões, mecânicos e regenerativos, foram também reforçados - discos de travão 400 mm à frente e 360 mm atrás, e a travagem regenerativa passa a deseacelerar até 0,6 G ao levantar o pé e mantem 0,2 G de desaceleração mesmo quando o ABS entra em acção.

Tudo somado e o novo Hyundai Ioniq 5 N é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada de 260 km/h.

A Hyundai não anunciou a autonomia WLTP para este modelo que recebe uma bateria de 84 kWh, maior que a bateria de 77 kWh normal no Ioniq 5 e com múltiplas modos de pré-condicionamento (se para fazer voltas a uma pista, corridas de aceleração, para uma volta rápida ou para drifting).
update 25-07-2023

0 comentários: