Travagem fantasma em Teslas sobre investigação

A NHTSA notificou a Tesla que esta a investigar a travagem inopinada em modelos recentes dos Model 3 e Model Y a circularem com o Autopilot ligado, dando a Tesla até 20 de junho como prazo para dar as informações pedidas.

O Autopilot é um sistema de assistência à condução que deve manter automaticamente o automóvel na faixa de circulação usando a direção e travões conforme necessário. O que esta a acontecer, segundo proprietários destes modelos, é que com o sistema ativo os veículos desaceleram rapidamente ou imobilizam-se sem qualquer razão ou pré-aviso as vezes várias vezes na mesma viagem. Segundo um proprietário a Tesla disse-lhe que a "travagem fantasma" é normal - segundo proprietário o Model Y seguia a 80 mph (130 km\h) na auto-estrada e em menos de 1 segundo travou sem aviso para 69 mph (111 km\h) o que atirou o condutor para a frente podendo ter causado a perda de controlo se tivesse movido o volante ou alguém entrar pela traseira.

Curiosamente em agosto de 2021 a NHTSA investigou a questão do Autopilot não conseguir "ver" veículos de emergência embatendo neles e agora esta a ser investigado por "ver" algo que não está lá...

0 comentários: