[update]BMW i Vision Circular concept apresentado

Se, tal como eu, fica com uma lágrima quando nos lembramos que o BMW i3 está prestes a desaparecer...descanse porque pelos vistos vamos ter em breve um novo i3. Este é o concept BMW i Vision Circular que tem basicamente a mesma dimensão e até formato do i3. É um concept e não ira ser produzido como está mas a BMW está a contemplar um i1 e iX1.

Numa era de espetadas vegan, fumar apenas marijuana orgânica e bandos de pessoas que recusam uma vacina porque não sabem o que está lá dentro depois de passarem a vida inteira a comer McDonalds sem terem uma ideia do que está lá dentro podia-se imaginar que o automóvel teria uma vida difícil - a BMW com este concept quer provar que o carro pode ter o seu lugar.



Portanto, além de elétrico a mecânica elétrica não usa metais raros, processos de fabrico sustentáveis, uso de materiais reciclados, componentes de apenas um material, 80% menos componentes, sem adesivos, impressão 3D para reduzir lixo e engenharia simplificada para poupar peso e facilitar a reciclagem.

Mas tal como aqueles cereais de fibra saudáveis mas sabem a caixa de cartão este concept recusa-se a ser apenas uma tenda com 4 rodas - recebe um tejadilho em vidro, área vidrada vasta para deixar entrar a luz, interior que parece um lounge, madeira de fontes certificadas, tapetes de plásticos reciclados, e muito mais.




Gosto particularmente do facto que não é pintado - a carroçaria de alumínio reciclado leva apenas o dourado de anodização, aço tratado termicamente que ganho um tom azulado, as jantes podem parecer complexas mas são do mesmo material, logotipos são marcados a laser. É um conjunto de soluções inteligentes - basicamente, luxo e sustentabilidade podem coexistir.
update 23-09-2021

0 comentários: