Ford e BMW investem nas baterias de estado sólido

A Ford e a BMW juntaram-se para com um fundo de investimento de 130 milhões de dólares numa startup que esta a trabalhar em baterias de fase sólida chamada Solid Power - na esperança que sejam a próxima geração de baterias.
Este investimento irá permitir à Solid Power expandir a sua produção própria e colocar-se como um possível fornecedor de baterias até ao final da década - segundo Peter Lamp responsável da BMW pelas baterias.

Estas baterias substituem o eletrólito liquido ou gel das baterias atuais por um material condutor sólido. Esta tecnologia promete baterias com maior densidade de energia (segundo a Solid Power a sua tecnologia permite até 50% maior densidade de energia) e mais seguras já que não há elementos inflamáveis. Mas (há sempre um "mas") é bastante mais cara que a tecnologia atual e ainda não tem muitos testes em condições reais.

Na corrida por esta tecnologia está também a Volkswagen que apostou o seu dinheiro na startup QuantumScape que pretende apresentar a sua bateria em 2024.

0 comentários: