Tendo convertido quase toda a sua gama a híbridos a Toyota começa a aumentar a oferta de híbridos plugin - depois do Prius PHEV foi apresentado no salão automóvel de Los Angeles o novo Toyota RAV4 PHEV com 306 cavalos!
A bateria está colocada no fundo do carro mas ainda rouba 60 litros à capacidade da mala, para 520 litros.
Mecanicamente a Toyota pouco disse e não deu todas as características técnicas - temos o 4 cilindros atmosférico de 2,5 litros de ciclo Atkinson Hybrid Dynamic Force ajudado por 2 motores eléctricos, um deles no eixo traseiro permitindo tração integral. No total debita 306 cavalos, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e é capaz de uma autonomia 100% eléctrica WLTP de 60 km contra 3 quilómetros da versão híbrida normal e atinge 135 km\h em modo eléctrico. As emissões WLTP são as mais baixas para um SUV de segmento D com tração integral - 29 g/km.
No interior a versão PHEV recebe novos padrões, sistema multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto com um ecrã tactil de 9 polegadas, assentos dianteiros e traseiros aquecidos, tejadilho de vidro panorâmico, head-up display e mala eléctrica.
Este segmento tem sido dominado pelo Mitsubishi Outlander PHEV, mas deverá ser de pouca dura com a chegada em breve deste RAV4 e do Peugeot 3008 Hybrid4, ambos devem chegar na segunda metade de 2020.
Comprei em fevereiro um RAV4 híbrido na expectativa, prometida pela marca para agosto, de ter CarPlay, mas já estamos já em outubro e nada... mais uma aldrabice do nosso mercado automóvel …