[update]Novo Ford Kuga 3 apresentado

A Ford apresentou a terceira geração do seu SUV compacto Kuga, mas se todos os outros construtores (e até o Kuga 2) dão aos seus SUVs carroçarias especificas bastante diferentes dos veículos em que se baseiam - para esta nova geração do Kuga a Ford resolveu fazer diferente: basicamente parece um Focus carrinha mais alto e inchado. Mas não julguem um livro pela capa...

Baseado na mesma plataforma C2 o novo Kuga mantém o mesmo aspeto do Focus com uma grande grelha hexagonal e terá inclusive direito as mesmas variantes Titanium, ST-Line (look mais desportivo e jantes específicas) e Vignale (mais cromados e couro).


O Ford Kuga nunca conseguiu intrometer-se entre os principais e quando não consegues vencê-los faz diferente, e este novo Kuga trás uns quantos trunfos na manga. Graças à plataforma C2 (partilhada com o Focus) o novo Kuga é 90 quilogramas mais leve que a geração anterior mas sendo maior e mais espaçoso no interior - e não é por pouco.

É mais comprido: com 4,61 metros de comprimento tem mais 16 centímetros que o Peugeot 3008 e apenas 3 a menos do 5008, mas para apenas 5 passageiros. A distancia entre eixos é de 2,71 metros - para referencia o 5008 tem 2,84 metros. Graças ao banco traseiro deslizavel é possível trocar espaço de pernas por capacidade de mala que atinge 523 litros - melhor que o 5008.

A bordo recebe o mesmo tablier do Focus onde um ecrã de 8 polegadas substitui a maioria dos botões, e nas versões mais caras pode até receber um conjunto de instrumentos digital via um ecrã de 12,3 polegadas.


Pode receber ainda um head-up display, um WiFi hotspot, informação de transito via o FordPass Connect e nas versões eletrificadas recebe vários modos de condução (EV Auto, Now, Later e Charge) para gerir a bateria.


Debaixo do capot o novo Kuga também dá cartas com uma oferta muito completa que inclui motorizações híbridas ligeiras, híbridas clássicas e híbridas plug-in. A gasolina temos o 3 cilindros de 1.5 litros Ecoboost com desativação de cilindros com 120 e 150 cavalos(apenas disponível com caixa manual de 6 velocidades e este motor estará disponível mais adiante com uma variante E85 além da gasolina sem chumbo comum), uma variante hibrida plug-in com um 4 cilindros de 2.5 litros acoplado a um motor eléctrico alimentado por uma bateria de lítio de 10,3 kWh para um total de 225 cavalos via uma caixa CVT, e mais adiante surgira esta mesma variante mas em versão híbrida clássica para um preço mais competitivo.

A diesel temos o já conhecido 1,5 litros EcoBlue disponível com 120 cavalos e o 2 litros EcoBlue com 180 cavalos - estas motorizações vão ser as únicas a poder receber a nova caixa automática de 8 velocidades (como opcional à manual de 6 velocidades) e a versão de 180 cavalos poderá ter como opção tração integral mas com a caixa auto incluída. Pelo meio estará uma variante híbrida ligeira que combina o 2 litros de 150 cavalos com um sistema de 48 volts via a caixa manual de 6 velocidades como já apresentado nos Fiesta e Focus.

Infelizmente este novo Kuga só chega em 2020 portanto teremos que esperar.


update 17-11-2020

0 comentários: