Novo Nissan Qashqai 3 - quase

Já sabíamos que a terceira geração do Nissan Qashqai chegará na primavera de 2021 e que não teria versão diesel - com 2021 ao virar da esquina a Nissan enfim começou a confirmar oficialmente alguns factos sobre a próxima geração do seu bestseller.

Conforme esperado o próximo Nissan Qashqai será baseado na plataforma CMF-C e recorrendo a compósitos para a tampa da mala e alumínio nas portas, capot e para-lamas dianteiros permite uma redução de peso de 60 quilogramas relativamente à atual geração. Será 32 milímetros mais comprido e 35 milímetros mais largo, permitindo mais espaço para os passageiros e capacidade da mala que deve ganhar 50 litros.

Debaixo do capot terá o 4 cilindros turbo a gasolina 1.3 litros TCe com um sistema hibrido ligeiro com 140 e 158 cavalos com caixa manual ou CVT, com tração dianteira ou integral (este apenas com caixa CVT). Sabe-se que não terá motores diesel - ao invés disso terá uma versão hibrida paralela e-POWER no seu lugar: o motor a combustão a gasolina (não se sabe se de 3 ou 4 cilindros) serve apenas de gerador elétrico para alimentar o motor elétrico que move o veiculo.

As versões de tração dianteira e jantes abaixo das 20 polegadas recebem uma suspensão traseira simplificada de eixo semirrígido enquanto as versões de tração integral e/ou de jantes de 20 polegadas recebem um eixo traseiro multi-braços mais confortável e de melhor comportamento. A suspensão dianteira será sempre MacPerson.

Ao nível das tecnologias a grande novidade será a mais recente geração do sistema ProPilot capaz de gerir filas de transito, fazer uma condução semiautónoma mais suave, reconhecer e ajustar automaticamente os limites de velocidade, faróis automáticos e o sistema de deteção de ângulos mortos é capaz de ativar a travagem automática de emergência.

0 comentários: