Airbags made in China podem ser prejudiciais à sua saúde

Recebe regularmente emails e comentários de que sou "tendencialmente negativo" (isto vinha num email) para tudo o que vem da China - racismo automóvel também vem várias vezes à baila...o que quer que isso seja. Mas não tenho que ir muito longe para encontrar provas do que digo relativamente à industria automóvel chinesa - desta vez foram detectados mais de 25.000 airbags falsificados nos EUA que podem não funcionar ou até mesmo explodir na cara do condutor na eventualidade de um acidente e que foram colocados em automóveis que tiveram acidentes. Atenção - não se trata de um produto defeituoso, tratam-se de produtos propositadamente feitos para não funcionar.

Ora tendo em conta o respeito que a industria chinesa parece ter pela vida humana, ainda acha boa ideia comprar um automóvel chines? Eu preferia, e vindo de mim significa muito, andar de bicicleta.

Esta situação foi detectada nos EUA pela National Highway Traffic Safety, mas o mais certo é também se aplicar à Europa e resto do mundo - o vídeo acima é dos testes efetuados e dos 12 airbags testados funcionou como devia ser.


Este problema afecta um grande número de modelos populares nos Estados Unidos que tenham estado envolvidos em acidentes e tenham sido reparados em oficinas não oficiais nos últimos 3 anos - modelos como o Ford Mustang, Toyota Camry e Chevrolet Cruze.


Daí o velho adágio que diz que quando a oferta é muita o pobre desconfia - se um airbag da marca custa 1.000 euros e alguém diz que arranja um exactamente igual por 200 euros acha que é só as marcas a serem avarentas ou há outra razão? Provavelmente a mesma razão porque os automóveis chineses custam menos que todos os outros...

3 comentários:

  • hugo espanhol says:
    12 de outubro de 2012 às 13:04

    eu não tenho problemas em admitir que sou um racista automóvel, pelo menos por enquanto! ... (chineses e coreanos,... bahhh)

    Servem-se de "outros" e não conseguem evoluir, só sabem copiar a tendência, mas pior! (só mddddr)

  • Marco C. says:
    13 de outubro de 2012 às 15:48

    Não se trata de ser ou não racista, pois é uma palavra muito forte, da qual deve ser sempre evitada.
    Simplesmente ainda não têm qualidade para entrar no mercado Europeu, por esse motivo os chineses andam a comprar o que querem, como a volvo, e assim terem acesso à tecnologia, engenheiros qualificados, etc...
    Eu outros aspectos nem sei como é que os chineses se interessam por Portugal, à beira da falência, neste caso quem deveria ser racista seriam os chineses lol.

    Ele têm muito a aprender com os Europeus, como os Europeus têm muito a apreender com eles.

    Somos todos seres humanos.

  • Turbo-lento says:
    15 de outubro de 2012 às 12:03

    O termo racismo veio em vários emails dirigidos a mim, mas sinceramente é a coisa mais descabida que ouvi.

    O problema é que eles não querem aprender, querem dinheiro e o resto que se lixe, vida humana incluída...já pareço o Jerónimo de Sousa no parlamento