Fabrica americana da Volkswagen a mais ecológica do mundo

Curiosamente, não encontro menção desta noticia na Greenpeace, associação que tem atacado a Volkswagen. É que os ecomentais apenas olham para o que sai do escape e esquecem-se de contar com a poluição durante a produção (ai que por exemplo, o Toyota Prius falha). A U.S. Green Building Council premiou a fábrica da Volkswagen em Chattanooga como a mais amiga do ambiente do mundo - gostei da ideia de aproveitar a água da chuva para arrefecer equipamento e sanitários.

Esta instituição classifica as estruturas com base no seu impacto ambiental, bem como outros critérios como consumo energético e de água, uso de matérias primas e níveis de reciclagem. Esta fábrica da VW é a primeira a conseguir a classificação Platina na Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Antes a liderança neste campo pertencia à General Motors com a fábrica de Lansing Delta Township que tinha a classificação de Ouro.
Esta fábrica da VW usa um sistema de pintura que poupará em 10 anos vários milhões de litros de água, usam electricidade de uma barragem local, colocaram o dobro do isolamento térmico, luzes LED que consomem 1/3 da instalação normal, um sistema que recupera a água da chuva para o sistema sanitário que reduz em 30% o consumo de água, entre outras medidas.
Trata-se de algo em que a industria automóvel tem apostado, é pena não ter muito reconhecimento e temos que aturar os ecomentais e a sua tacanhês.

0 comentários: