Toyota Prius mais poluidor

"Lá vai ele outra vez" devem estar a pensar - e não vos vou desapontar: um estudo recente provou que o Toyota Prius (o orgulho de actores de Hollywood e ecomentais) não é assim tão verde quando se considera o ciclo de vida completo do automóvel (quando se considera o impacto ambiental desde a produção dos componentes até à sucata...dust to dust) - isto segundo a própria Toyota de acordo com o "2009 North America Environmental Report".


Quando peguei no assunto há algum tempo atrás, levei muito nas orelhas e recebi muitos emails de ódio, especialmente ao citar um estudo que comtemplava o ciclo de vida dos hibrido - o autor deste estudo publicou emails de ameaças fisicas provenientes de conhecidas organizações ambientalistas. Mas agora é a Toyota que admite que, apesar do Prius ter consumos e emissões de escape muito boas (as melhores em termos de CO2, NO e SO), quando se considera toda a poluição necessaria para produzir um Prius, este polui muito mais que os automoveis classicos - nas 5 emissões estudadas, o Prius foi o pior classificado.
Os componentes (exclusivos de hibridos) que poluem mais são os motores electricos, inversores e as baterias de niquel cuja produção e transporte consome muita energia e emite muitos hidrocarbonetos não-metanos e particulas.
A Toyota diz que devido a este resultado já esta a rever 8 veiculos, incluido o Prius, para tentar desenvolver novos processos de fabrico que reduzam esta poluição. Tendo em conta que a produção de muitos componentes decorre na China onde regras ambientais têm pouco ou nenhum valor (tal como a importancia dada aos direitos humanos) tenho pouca fé que se resolva facilmente.

4 comentários:

  • Anónimo says:
    27 de outubro de 2010 às 15:16

    Não me espanta nada...
    Qual é a fonte do post, que gostava de saber mais?

    Já agora, eu sou um dos tais "ecomentais", e garanto que não conheço nenhum "ecomental" que ache que o Prius seja uma maravilha. Prius é coisa de estrela de cinema.

  • Turbo-lento says:
    27 de outubro de 2010 às 16:45

    não é ecomental - pela resposta pausada que deu vejo que não encaixa no perfil. Ecoconsciente ou ecologista acredito, mas ecomental não - é um termo que guardo para os que acham que vale tudo para atingir os seus fins e que se lixe as consequencias. Como os senhores que acham que os privados deviam receber senhas de combustivel no inicio do ano e não podermos gastar mais do que o estado estipula ou acham que este video é util http://www.4rodas1volante.com/2010/10/ambientalistas-querem-rebentar-consigo.html

    Sobre a origem deste relatorio é a propria Toyota americana - desde o debaculo dos aceleradores que a atitude em assumir certos dados mudou completamente.

  • anarquista_duval says:
    27 de outubro de 2010 às 17:40

    Não há almoços grátis...

  • Anónimo says:
    28 de outubro de 2010 às 15:53

    Eu dei uma olhada na página da Toyota dedicada ao relatório, e não encontrei essa informação sobre o Prius.
    Por isso perguntei de onde vem? Não duvido dela, como disse, queria apenas saber os promenores.
    Também procurei no Google, Google News e nada.
    Algum link?