Automoveis mais importantes de sempre - fase 2

Como tinha comentado antes tínhamos arrancado este artigo com um ponto de vista "limitado demais" - focamos principalmente factores técnicos e históricos quando o que faz um automóvel importante pode ser algo mais do que isso. E creio que além de "importante" um automóvel pode ser acima de tudo "significativo".
Para ser "significativo" teve que ser um marco na historia automóvel - algumas maquinas admiráveis mas também aqueles fiascos que muitos preferiam esquecer. Pode ter redefinido factores como o aproveitamento do espaço interior, ou ser mais rápido que todos os outros, ser o primeiro a usar certos materiais ou certos processos de fabrico ou estreado uma tecnologia que mais tarde se tornou tão comum como o telemóvel.
E acima de tudo, incluir o factor humano - os automóveis não são apenas produtos de consumo, são uma parte da nossa vida, muitas vezes usado para fins de politica (ecomentalismos incluídos) e reflecte a cultura e caracteristicas do pais que os criou.

Ao invés de arrancar um novo artigo, vamos continuar este preenchendo as lacunas. Para ser mais fácil de seguir sempre que actualizar-mos o artigo vamos indicar no titulo o automóvel que foi adicionado - por exemplo: "Os Automóveis mais importantes de sempre [update Lancia Aurelia]"
O problema é que nesta primeira fase que concluímos listamos 32 automóveis. Quando nos sentamos a discutir esta segunda fase fizemos em pouco mais de 5 minutos uma lista com mais de 100 automóveis!
E já temos planeada uma terceira fase - ir atrás daquelas maquinas, sem serem de série, que marcaram a historia mas que muitas caíram no esquecimento.

0 comentários: