Volkswagen no Salão Automovel de Paris 2014

E eis o ultimo post relativo às marcas que estiveram no salão automóvel de Paris 2014 - termino com a Volkswagen que tinha um dos maiores expositores do salão e um dos mais apinhados. Grandes novidades eram o novo Passat e o Golf Alltrack.
 
 
 
A Volkswagen trouxe ambos os modelos sedan e carrinha Passat a Paris e olhando para o cuidado no designe, acabamentos, equipamentos e tecnologia creio que já não é justo comparar apenas com Renault Lagunas, Citroen C5 ou Opel Insignia - acho que a VW está a apontar mais ao BMW serie 3 e Mercedes Classe C.


 
O designe é elegante e simples, com as rodas puxada para as extremidades e vincos bem colocados ao longo da carroçaria. Mas é acima de tudo evolução por fora a cobrir a revolução por dentro - o Passat recebe enfim a plataforma modular MQB o que permite reduzir um pouco as medidas aumentando o espaço interior.


 
O interior é novo e reflete a vontade da Volkswagen apontar para cima - o tablier é moderno e os materiais usados são muito bons. Infelizmente nenhum com o tal tablier digital do Audi TT - o Active Info Display.

 
Se tivesse que resumir o novo Passat em poucas palavras - um automóvel Premium com todo o equipamento e acabamentos mas sem o custo normalmente associado. A Volkswagen tentou algo parecido com o Phaeton e falhou o alvo, mas acho olho para este Passat e acho que causará algumas dores de cabeça à BMW e Mercedes...e provavelmente a Audi também.
 
Mas além da versão sedan e carrinha, a Volkswagen levou também a nova variante GTE hibrida Plug-in hibrida - além dos XL1 e Golf GTE que também lá estavam.

 
O Passat GTE tinha aplicações azulados na grelha, novos para-choques e faróis, jantes especificas de 17 polegadas e uns quantos logótipos para que todos saibam que há algo mais debaixo do capot. Lá debaixo está a mesma mecânica do Golf GTE mas com o 1.4 litros turbo puxado para 154 cavalos.

 
Segundo a simpática senhora demora 4 horas a carregar na tomada caseira e metade se tiver a wallbox em casa. A outra novidade era o Volkswagen Golf Alltrack, mais uma versão do Golf - se já era complicado decidir qual o Golf que queria comprar, agora ficou ainda mais complicado...

 
Referi que também lá estava o Volkswagen XL1? Sim, parece uma nave espacial ao vivo...






 Gostaria de ter filmado a cara da senhora que estava a mirar o XL1 quando lhe disse que não era um concept e que podia comprar um. Ainda mais quando lhe disse o preço. Se a Volkswagen tivesse levado o XL Sport  teria morrido provavelmente...






 Não tanto electrizantes, mas mesmo assim electricos os e-Golf e e-Up...





...e o meio-electrico Golf GTE.

0 comentários: