Acordo Renault - Volkswagen

Depois de fazer um acordo com a Volkswagen assina com a Renault o acordo que a Volkswagen não quis assinar com a Renault. Confusos? Era essa a ideia. Como sabemos a Ford esta em grandes sarilhos na Europa mas ao contrário da General Motors que pegou na bola e fugiu para casa, a Ford está a tentar: agora com a Renault para desenvolver 2 novos automóveis elétricos - incluindo talvez um novo Fiesta.

Depois dos Explorer e Capri na plataforma MEQ da Volkswagen, a Ford anunciou que arrancou o desenvolvimento de 2 novos modelos da marca americana baseados a plataforma Ampère qe devem chegar ao mercado em 2028. Só falta saber qual plataforma da Ampère vão usar - a AmpR Small usada nos atuais R4, R5, Alpine A290 e Nissan Micra ou na AmpR Medium dos Mégane e Scénic?

A Ford disse que os 2 novos modelos vão ser desenhados e desenvolvidos pelas suas equipas, incluindo as características dinâmicas. Dito isto, eles vão ser produzidos nas instalações da Renault "ElectriCity" em Douai.

Mas o acordo não fica aqui - foi também assinada uma "carta de intenções" (ou seja um pré acordo) para o desenvolvimento e fabrico de comerciais ligeiros em plataforma partilhada. A Ford tem um acordo para os comerciais atuais com a Volkswagen, portanto este com a Renault será provavelmente para a próxima geração de comerciais.

Depois de produzir os elétricos para si e para os membros da aliança (Nissan e Mitsubishi) a Renault ira produzir em França dois elétricos para Ford.

0 comentários: