Partilhei o meu post sobre o que espera a Tesla em Outubro num grupo do Facebook e obtive uma resposta que confesso não percebi - que eu era da "facção do Lidar". Já me acusaram de muita coisa, mas ser de uma facção de uma tecnologia é novo.
Pelo que consegui perceber quando Elon Musk decidiu avançar para câmaras apenas no seu sistema de condução autônoma aparentemente os seus fãs decidiram que qualquer outra tecnologia usada em sistemas autónomos (como o radar e Lidar) foi considerada "non grata" e atacada sempre que alguém refira as limitações das câmaras.
Todas as tecnologias têm os seus pontos fortes e pontos fracos daí que a melhor escolha é usar um mix de tecnologias que cubram as falhas umas das outras. Como referi empresas como a Waymo usam o Lidar muito preciso a analisar e mapear o próximo, o radar consegue ver ao longe mas é menos preciso portanto usam câmaras para ligar/unir as duas primeiras tecnologias. Tudo para assegurar segurança.
E eu gosto de segurança. Gosto que ninguém morra ou sofra desnecessariamente e devemos usar a tecnologia disponível para assegurar isso mesmo - sou da "facção que ninguém morra" se gostam de rótulos.
Atacar uma tecnologia apenas porque o CEO bilionário da sua marca automóvel favorita quer ficar ainda mais rico não é apenas estupidificante, é perigoso! Por favor cresçam, apareçam e usem bom senso...
0 comentários:
Enviar um comentário