Reciclagem automovel - novas regras

Foi aprovada nova regulamentação europeia que reforça as regras sobre a capacidade de reciclagem dos veículos. Para isso foi colocada ênfase na sustentabilidade desde o desenvolvimento do veículo, para que sejam mais fáceis de desmontar e seja possível recuperar o máximo possível de peças e matérias-primas. Os automóveis modernos exigem mão de obra e operações cada vez mais complexas para recuperar metais preciosos, componentes eletrônicos e outras peças de um veículo para à sua substituição, reutilização, reciclagem ou reparação.

São também fixadas metas para o uso de plásticos reciclados em viaturas novas: mínimo de 20% de plástico reciclado seis anos após a entrada em vigor das regras e 25% em 10 anos.

Haverá algumas exceções, mas raras, para "veículos para fins especiais, veículos projetados e fabricados para uso pelas Forças Armadas, defesa civil, serviços médicos de emergência e bombeiros, bem como veículos de particular interesse histórico e cultural".

Os fabricantes terão que levar ainda mais em conta a desmontagem do veículo ao projetá-lo, o que certamente complicará a tarefa dos engenheiros e deverá ter impacto no visual dos automóveis.

0 comentários: