Concept Skoda Vision O apresentado

Desde de 2023 que que a Skoda anuncia vários concepts e rabiscos que anunciavam uma nova direção para o design da marca para os próximos 10 anos. Seria uma evolução do atual design "Modern solid" apresentado em 2022 com o concept Skoda Vision 7S e este é o primeiro concept físico deste novo design - o concept Skoda Vision O, que supostamente anuncia a futura Skoda Octavia Combi elétrica que deve chegar em 2028...depois de trocarem as portas traseiras e os assentes deste concept porque é o que parece bastar para um modelo de série.

A marca habituou-nos a um design pragmático, sólido e de confiança, sem floreados mas frio. Este novo design prova quer o frio também queima e isso é bom. Ligeiramente mais pequeno que a atual Superb Combi parece uma shooting brake baixa mas é uma ilusão conseguida graças as pegas das portas ocultas e 2 portas traseiras de abertura oposta. À frente é larga, com as letras Skoda iluminadas no capot e os farois dianteiros são uma barra luminosa que corre toda a dianteira e se pegarem em qualquer linha da frente é possível percorrer todo o carro sem sair de uma linha e voltar ao mesmo ponto da dianteira.



Notem o pilar C em preto que quase dá a ilusão que seria possível retirar o tejadilho "flutuante" em preto e vidros laterais para ser um pick-up. Atrás temos farois que que seguem o mesmo estilo dos dianteiros.

No interior parfece que a Skoda "inspirou-se" um pouco no iDrive Panoramic do novo BMW iX3. Temos um ambiente monimalista com uma barra por baixo e a todo a largura do para-brisas com várias informações que a Skoda chama de "Horizon Display" complementado pelo ecrã tactil no centro do tablier. É bom de ver que o futuro ainda inclui botões no valente e consola central.





E como seria de esperar de uma carrinha Skoda este concept consegue uma mala de 650 litros com 5 lugares que pode ser aumentado para 1.700 litros rebatendo os assentos traseiros, uma coluna Bluetooth portátil, um frigorifico e 4 guarda-chuvas.

Mas este concept esconde outra novidade - é baseado na nova plataforma SSP dedicada aos elétricos que deverá chegar às estrada em 2028 com o Golf 9 (aka ID.Golf) e o Audi A3 5.

0 comentários: