Volkswagen injeta mais mil milhões de dólares na Rivian

A parceria entre Rivian e Volkswagen parece correr bem com os alemães a investirem mais mil milhões de dólares na empresa americana, o que significa que (seguindo o calendário inicial) devemos ter os primeiros modelos (resultantes desta parceria) em 2027 na Scout e Volkswagen.

Tudo começou em 2024 quando a Volkswagen e Rivian anunciaram uma parceria com um investimento de 5,88 mil milhões de dólares. Segundo os termos do acordo, 3,5 mil milhões vão à compra de ações da Rivian e 2,3 mil milhões ​​para criar uma joint venture focada em tecnologias elétricas e de software. Mas o dinheiro só entra se a Rivian cumprir determinados objetivos - e como tem corrido bem a Volkswagen volta a investir na marca americana. Com 2 mil milhões investidos a Volkswagen detém 8% da Rivian, mas com os seguintes investimentos previstos (mil milhões em 2026 e 500 milhões em 2027) os alemães devem tornar-se o acionista maioritário na Rivian.

No centro desta aliança é a troca de conhecimento e tecnologias que a Rivian tem que a VW precisa, por dinheiro que a VW tem e a Rivian precisa. Depois dos problemas e contratempos com a sua unidade interna Cariad a VW decidiu que era mais rápido e barato adquirir a arquitetura "zonal" da Rivian, que divide a eletrônica do veículo em várias zonas, cada uma controlada por um computador próprio. Esta arquitetura é mais simples, usa menos componentes, menos bugs e mais barata.

Para a Rivian estes fundos chegam na hora certa, apesar dos melhores resultados financeiros ainda está no vermelho e os fundos da VW vão ajudar a colocar o R2 na estrada e continuar o desenvolvimento do R3. Para a Volkswagen o primeiro modelo do grupo que ira beneficiar desta arquitetura será o Volkswagen ID.1 que deverá ser apresentado em setembro 2027, seguidamente para a Audi e Porsche.

0 comentários: