Depois do novo Audi A5 temos a versão SUV - este é o novo Audi Q5, um dos seus modelos mais vendidos e substituir um vencedor é sempre complicado. 15 anos depois do lançamento do Q5 temos uma nova 3ª geração baseada na nova plataforma Premium Platform Combustion (PPC) com novos motores e um design evolutivo.
Exteriormente este é muito semelhante ao do Q5 anterior - meio caminho entre o anterior Q5 e o novo Q6. É um visual bastante estatutário com um zest de agressividade, com uma nova grelha que muda conforme a versão, vários elementos para melhorar a aerodinâmica e farois mais altos e complexos que permitem em opção serem personalizáveis.
O interior é em linha com os recentes A5 e Q6 e-tron, com os 2 ecrãs curvos OLED para o conjunto de instrumentos (11,9 polegadas) e sistema multimédia (14.5 polegadas) sob uma peça de vidro única, com a opção de um terceiro ecrã para o passageiro dianteiro. Os comandos de ventilação passam para um ecrã especifico.
Atrás o assento traseiro desliza em calhas para trocar espaço de pernas por capacidade de bagageira e 4 portas USB-C capazes de carregar computadores portáteis.
Como referi este novo Q5 usa a nova plataforma PPC inaugurada pelo Audi A5, desenhada de raiz para motorizações hibridas ligeiras MHEV Plus de 48 volts a combustão gasolina e diesel ligadas a uma bateria LFP de 1,7 kWh que alimenta um motor elétrico de 24 cavalos e 230 Nm. Arranca com 2 motores de 4 cilindros turbo de 2 litros ambas com 204 cavalos, um a diesel com tração quatro (400 Nm) e outro a gasolina (340 Nm de binário com tração dianteira ou integral quattro). Para as famílias apressadas há o Audi SQ5 com um V6 de 3.0 litros TFSI micro híbrido de 367 cavalos e 550 Nm nas 4 rodas via o sistema quattro.
Mais adiante teremos 2 versões hibridas plug-in PHEV com 300 e 367 cavalos, ambas com o mesmo motor de 4 cilindros de 2 litros mas diferentes níveis de potência, motores elétricos mais potentes alimentados pela mesma bateria de 20 kWh permitindo a mesma autonomia elétrica de 80 quilômetros.
Além disso poderá escolher entre dois sistemas de suspensões: o sistema clássico com amortecedores FSD (Frequency Selective Dampers) que variam conforme a velocidade e em opção suspensão pneumática pilotada.
update 04/09/2024
0 comentários:
Enviar um comentário