Novo sistema MHEV Plus da Audi

Com o novo Audi A5 a marca alemã apresentou a sua nova plataforma Premium Platform Combustion (PPC) que servirá de base aos próximos automóveis de combustão da marca para o futuro próximo - basicamente para os Audi com denominação impar do A5 para cima. Os modelos com designação par vão ser elétricos e vão usar a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE) estreada pelo Q6 e-tron. Viram o que os alemães fizeram? PPC para modelos de combustão e PPE para modelos elétricos...humor alemão em acção!


Esta PPC será apenas para modelos Premium e não ser usadas pela VW ou Skoda, especialmente porque esta plataforma usa motores em posição longitudinal e não atravessados. Mas não é só uma plataforma, a PPC inclui também um novo sistema hibrido ligeiro da 48 volts designado MHEV Plus que irá ser instalado em todos os próximos modelos a combustão da Audi. E como seria de esperar dos alemães eles complicaram bastante a coisa...


Espera ai - a Audi não ia ser 100% elétrica?
Sim, a Audi tinha anunciado que a partir de 2029 só produziria automóveis 100% elétricos e que a partir de 2026 todos os novos modelos seriam elétricos...mas também não disseram que até 2026 não apresentariam novos modelos com motor de combustão! Daí este novo Audi A5 apenas com motorizações hibridas.

Basicamente a Audi viu que nem todos estão prontos para a mudança para um automóvel elétrico e divide os riscos em 2 plataformas - os modelos 100% elétricos baseados na plataforma Premium Platform Electric (PPE) e os modelos de combustão (gasolina, diesel, hibridos) nesta nova plataforma Premium Platform Combustion (PPC) enquanto for possível (2035 se tudo continuar conforme o plano).

A Audi não especificou exatamente que outros modelos vão ser baseados nesta plataforma, mas sempre que disse que "tem muito potencial de expandir - lendo entre as linhas podemos esperar que seja usada para o próximo Q7.


Voltando o MHEV Plus...
Normalmente os sistemas MHEV híbridos ligeiros usam um motor elétrico apenas montado onde normalmente está o alternador, mas neste sistema MHEV Plus usa 2 motores elétricos (um no lugar do alternador e outro atrás da caixa de velocidades) alimentados por uma bateria de 1,76 kWh. Segundo a Audi o motor elétrico atrás da caixa de velocidade é novo e muito mais eficiente como a aproveitar/gerar eletricidade ao aproveitar o desacelerar de toda a massa do carro para gerar corrente. O motor elétrico tem potência suficiente para mover o carro em modo elétrico até 18 mph e também funciona como um overboost adicionando mais 24 cavalos para uma ultrapassagem.



O segundo elemento é o tamanho da bateria - 1,76 kWh parece pouco mas normalmente estes sistemas híbridos ligeiros usam baterias até 0,4 kWh. Esta maior bateria é necessária para aproveitar a maior capacidade geradora deste sistema.

A eletrônica é também nova e segundo a Audi muito mais eficiente na gestão do sistema, resultando numa maior economia de combustível logo menos emissões de CO2 mesmo em autoestrada até 87 mph: no 2 litro TDI houve uma redução de 10 g/kg e menos 0,38 litros/100 km, e no V6 de 3 litros do S5 houve uma redução de 17 g/km e menos 0,74 litros/100 km.

0 comentários: