[update]Volvo EM90 apresentado

Quando pensava as monovolumes estavam nos seus últimos dias a Lexus apresenta o Lexus LM e agora a Volvo apresenta oficialmente o Volvo EM30...AS MONOVOLUMES CONTINUAM!! Anunciado em 2023 como um monovolume de luxo as vendas vão estar para já limitadas ao mercado chines mas a Volvo diz que irá ficar atento aos clientes e quem sabe trará o EM90 para outros mercados. É o 3º modelo 100% elétrico da Volvo, depois dos EX90 e EX30.

Este novo Volvo EM90 é na verdade baseado no Zeekr 09...mas muito mais agradável à vista e inclui todos os detalhes do design atual da marca como os farois dianteiros com a assinatura luminosa Thor’s Hammer, a grelha dianteira que agora até o logotipo acende. Se parece grande nas fotos é porque é mesmo grande - o Volvo EM90 tem 5,21 metros de comprimento com 3,21 metros entre eixos, 2,02 metros de largura e 1,87 metros da altura.



Mas este novo Volvo é todo acerca do interior que promete envergonhar todas as salas de estar no pais - não decore a usa sala de estar, vá para a garagem e sente-se no seu EM90 disse por outras palavras o CEO Jim Rowan. À frente o tablier é minimalista com poucos botões visíveis, com um conjunto de instrumentos digital compacto e um grande ecrã de 15.4 polegadas para o sistema multimédia.

O EM90 estará disponível com 6 lugares num arranjo 2+2+2 com assentos elétricos, aquecidos, ventilados e com mesas de viagem incluídas nas laterais dos assentos traseiros. 





Para assegurar o máximo conforto recebe isolamento sonoro adicional, sistema de cancelamento de ruido ambiente e de rolamento, e a suspensão pneumática é de série. Os passageiros traseiros recebem um sistema áudio de 21 colunas Bowers e Wilkins e outro ecrã de 15,4 polegadas que desce do tejadilho para criar uma sala de cinema em movimento.

Mecanicamente falando o novo Volvo EM90 tem um motor elétrico de 200 kW/270 cavalos no eixo traseiro alimentado por uma enorme bateria de 116 kWh que permite, segundo o bastante otimista circuito de homologação chinês (CLTC) uma autonomia de 740 quilómetros - para ter o valor WLTP subtraia 10 a 20% do valor de homologação chinês. E tal como o EX90 este EM90 tem carga bidirecional, portanto alimenta a sua casa toda ou outro automóvel elétrico.

Se curioso acerca do preço, a Volvo disse que custará na China 818.000 yuan ou 105.000 euros!
update 22-11-2023

0 comentários: