Adeus Audi A4 (para já), este é o sucessor e é o novo Audi A5. Substituir um modelo bem sucedido como o A4 é muito difícil, mas no caso a Audi mudou o design, o formato e a denominação deste modelo. Vou arriscar e dizer que nenhuma marca arriscou tanta mudança de uma só vez.
Primeiro a passagem da designação A4 para A5 - há algum tempo que a Audi decidiu que todos os elétricos vão ter um número par (Audi Q4, Audi Q6 e-tron, Audi Q8, Audi A6 e-tron) e os modelos eletrificados vão receber um número impar (Audi A1, Audi A3, Audi Q3, Audi A5, Audi Q5, Audi A7 e Audi Q7).
Como referi temos também uma mudança de formato da silhueta. Desaparece a tradicional silhueta de 3 volumes do A4 adoptando o visual liftback do A5 Sportback, mantem a versão carrinha Avant mas abandona por completo as versões coupé e descapotável. Ambas as versões são mais compridas em 7 centímetros para 4,83 metros de comprimento total, com 2,90 metros entre rodas, e 1,86 metros de largura. A versão "sedan" é ligeiramente mais baixa que a carrinha Avant: 1,44 para 1,46 metros. A maior distancia entre eixos permite manter o perfil tipo coupe sem prejudicar a altura disponível para os passageiros traseiros, só descendo de forma pronunciada depois dos encostos de cabeça traseiros.
O design é principalmente evolutivo, menos angular e se for para os farois LED terá a possibilidade de configurar 8 assinaturas luminosas à frente e atrás - mas a maior novidade de todas é que atrás a Audi abandona as saídas de escape falsas! Outra curiosidade é que se o novo Audi A5 com o farois avançados um outro carro aproximar-se demais da sua traseira s farois traseiros piscam para alertar o condutor que está próximo demais...e certamente será outro Audi.
No interior temos um tablier inspirado no do recente Q6 e-tron com novo arranjo com 2 ecrãs digitais, um de 11,9 polegadas para o conjunto de instrumentos Virtual Cockpit e outro de 14,5 polegadas para o sistema multimídia, debaixo de uma peça única de vidro em curva...sim, como nos BMW.
Mas se não forem ecrãs suficientes encontrará na lista de opcionais um ecrã exclusivo para o passageiro dianteiro de 10,9 polegadas.
Além da altura a grande diferença entre o novo A5 e o A5 Avant é a capacidade da mala - 445 litros no A5 (menos 35 litros que o anterior A4) contra 476 litros na carrinha Avant (menos 19 litros que o anterior A4 Avant).
Debaixo do capot o novo Audi A5 estará disponível apenas com caixa S Tronic e motorizações hibridas ligeiras de 48 volts. No lançamento com 4 motorizações. A gama começa a gasolina com o 4 cilindros turbo de 2 litros com 150 (tração dianteira) ou 204 cavalos que por opção pode ter a tração integral quattro ultra e o S5 com o motor V6 de 3.0 litros TFSI de 367 cavalos ajudado por um motor elétrico e 2 cavalos/230 Nm alimentado por uma bateria de 1,7 kW, tração integral quattro e um diferencial traseiro quattro sport com torque vectoring avançado. A diesel terá o 2 litros TDI de 204 cavalos tração integral quattro ultra.
Mais adiante em 2025 teremos 2 motorizações hibridas plug-in PHEV aproveitando o 4 cilindros de 2 litros a debitar um total de 299 e 367 cavalos capazes de uma autonomia elétrica de 100 quilômetros.
Este novo Audi A5 recebe de série direção com desmultiplicação variável de série e apenas disponível com suspensão clássica (não há opção pneumática) que pode ser pilotada. Se for para os S Line e S5 recebe suspensão desportiva mais baixa em 20 milímetros.
update 23-10-2024
0 comentários:
Enviar um comentário