Infelizmente quando pessoal rico faz m$%da somos nós que acabamos por pagar conta - como a crise financeira de 2008 provou. Agora temos que agradecer a Elon Musk cuja compra do Twitter esta a custar tanto dinheiro aos bancos que financiaram a compra que o mais certo é transferir esse custo para baixo - nós. E é esse farol de capitalismo chamado Wall Street Journal que o diz...não com tantas palavras: o empréstimo a Musk para a compra do Twitter foi historicamente o pior negócio para a banca desde a crise financeira de 2008.
Em outubro de 2022 7 bancos emprestaram mais de 13 mil milhões de dólares a Elon Musk apoiadas pelas acçoes da Tesla que ele detinha para que ele pudesse comprar o Twitter - e estamos a falar de bancos bem estabelecidos como Morgan Stanley e o Bank of America. Normalmente nestas operações os bancos que financiaram a tomada vendem a dívida rapidamente a outros para ganharem dinheiro em comissões, tirarem a dívida do seu registo para não pesar na avaliação do banco e não serem escrutinados pelas autoridades.
O problema é que ninguém quer comprar a dívida aos bancos - tendo em conta o comportamento errático de Musk que num dia manda as empresas que pagam publicidade no Twitter a um certo sítio e depois processa-as em tribunal por irem a esse certo sitio, e o proprio Twitter ter admitido que vale menos de metade do que Musk pagou. Segundo o artigo no banco Barclays a divida de Musk é a que mais degrada os resultados anuais - a divida está atualmente a ser gerida como se fosse de uma empresa falida ou com problemas financeiros (segundo o WSJ).
Os bancos tentaram no inicio de 2024 reestruturar o acordo com Musk para baixar o valor dos juros a pagar, mas aparentemente Musk não quis.
Claro que por um lado os bancos estão passados com Musk, mas por outro não podem fazer muito barulho porque Musk detém várias empresas ainda privadas que se forem cotadas em bolsa (spaceX ou o Starlink) podem gerar muito dinheiro para os bancos.
Claro que Musk tem que pagar o empréstimo mas como sabemos ele não tem dinheiro à mão - ele terá certamente que vender acções da Tesla para arranjar o dinheiro e isso irá também prejudicar os bancos de investimento porque eles também têm acções da Tesla e a venda de mais acções significará que o valor em bolsa vai cair. A Morgan Stanley é dos bancos que mais acções da Tesla, seguido de perto pela Barclays - por isso é que eles tentam manter o valor lá em cima.
Basicamente, os bancos acreditaram-se em Musk e pegaram fogo a um grande monte de dinheiro - mas como eu disse, quando pessoal rico se lixam uns aos outros acaba sempre por ser o pobre que paga a conta.
0 comentários:
Enviar um comentário