[update]Novo Renault 5 apresentado

Enfim chegou o novo Renault 5 E-Tech - demorou quase 3 anos creio entre o concept e este modelo final, mas acaba de ser apresentado no salão automóvel de Genebra. Também significa que o Renault Zoe chega ao fim da sua vida.
Exteriormente segundo a Renault exteriormente é 95% igual ao concept apresentado em 2021 - mantem os farois quadrados LED com uma bandeira francesa no topo, as proporções, as rodas (jante 18 de série) estão puxadas para as extremidades, a traseira inclinada com um spoiler no topo que com a iluminação traseira muito trabalhada respira dinamismo e até o falso ventilador no capot com o indicador do nível de bateria. Notem a linha vermelha que separa o tejadilho da superfície vidrada lateral e o fundo da carroçaria pintado na cor do plástico da borda dos para-lamas ajudam a definir o perfil do novo Renault 5.



É definitivamente vistoso e será impossível de o ignorar, especialmente porque a única cor grátis de série será o amarelo - todas as outras cores apenas o tornam mais discreto. Inicialmente estará disponivel com 5 cores (Pop Yellow, Pop Green, Midnight Blue, Pearl White e Starry Black), as bordas dos para-lamas podem ser em plástico simples ou plástico lacado, vários conjuntos de autocolantes para decorar o exterior e 3 niveis de equipamento (Evolution, Techno e Iconic Cinq). O modelo de base Evolution não terá carroçaria em 2 tons e recebe tampões de jantes, mas os restantes recebem jantes de 18 polegadas de série. Com 3,96 metros de comprimento com 2,54 metros entre eixos, 1,77 metros de largura e 1,5 metros de altura é basicamente do tamanho do atual Clio.


No interior temos uma versão moderna do ambiente clássico do R5 original no qual cresci - uma mistura calorosa e original dos anos 70 e 2020s...e completamente diferente dos restantes elétricos da Renault com os seus ecrãs em L. Aqui temos 2 ecrãs lado a lado, um de 7 ou 10 polegadas para o conjunto de instrumentos e outro táctil de 10 polegadas para o sistema multimédia baseado no Android da Google. 


Os assentos e tablier são inspirados de vários modelos do Renault 5 original e construídos em materiais reciclados.

Os comandos da ventilação e travão traseiro são do Renault Clio\Captur, e a Renault permitira personalizar detalhes como o comando da caixa de velocidades com peças de encaixar e até um suporte de baguetes para a consola central.


Com 5 lugares, se bem que os traseiros parecem apertados, a mala tem uma capacidade de 326 litros.


Mecanicamente falando o novo Renault 5 é baseado na plataforma AmpR Small (antes conhecida como CMF-B/EV, também usada pelos Clio e Captur) e estará disponivel com uma bateria de 40 kWh ou 52 kWh. A bateria de 40 kWh estará disponivel com um motor elétrico de 95 ou 120 cavalos, enquanto a bateria de 52 kWh estará disponivel apenas com o motor de 150 cavalos. A bateria de 40 kWh permitirá uma autonomia WLTP até 300 quilómetros e a de 52 kWh deverá atingir 400 quilómetros.


De série, o novo R5 inclui um carregador interno de 11 kW compatível com carga rápida entre 80 (motor de 95 cavalos) e 100 kW (nos motores de 120 e 150 cavalos). Será também capaz de carga bidirecional se tiver uma wallbox adequada e com um adaptador poderá até alimentar diretamente certos eletrodomésticos - exceto no modelo menos potente.

Em termos de performances dinâmicas pouco se sabe - a transmissão será apenas dianteira e a versão mais potente acelera dos 0 aos 100 km\h em menos de 8 segundos graças ao controlo do peso: mesmo com a bateria maior o novo Renault 5 pesa apenas 1.450 quilogramas, basicamente um Captur.

Sobre preços ainda nada se sabe oficialmente.
update 01/03/2023

0 comentários: