Primeira bomba de hidrogénio aberta na Europa

Queria escrever "posto de abastecimento de hidrogénio" mas sonho no dia em que vou a um policia perguntar onde esta a bomba de hidrogénio mais próxima....enfim, a Air Liquid abriu ao publico (pesado) a primeira estação de abastecimento de hidrogénio dedicada aos camiões em Fos-sur-Mer próximo de Marselha.

Este posto de abastecimento faz parte do projeto HyAMMED (Hydrogène à Aix-Marseille pour une Mobilité Ecologique et Durable) fundado pelo governo francês, projeto H2Haul e pela Clean Hydrogen Partnership para permitir o uso de hidrogénio para os transportes de longa distancia.
A estação foi construída pela Air Liquid e Iveco sendo alimentada via pipeline de hidrogênio verde sendo capaz de fornecer 1 tonelada por dia. Uma segunda estação de maior capacidade (2 toneladas por dia) deverá abrir em 2025. A Iveco desenvolve, em parceria com a Hyundai e Nikola Motor, camiões movidos a hidrogénio.

O uso do hidrogénio para camiões de longa distancia faz sentido - pesam menos e ficam menos tempo parados para abastecer/recarregar. Para as distancias mais pequenas camiões de bateria fazem mais sentido por usarem uma bateria mais pequena capaz de ser recarregada rapidamente e conter o peso do conjunto.

0 comentários: