Concept Audi ActiveSphere apresentado

Este concept da série de concepts "Sphere" da Audi (para quem não tem seguido já tivemos os concepts Skysphere, Grandsphere e Urbansphere) foi apresentado há uns dias mas não queria deixar de o abordar porque estes anunciam não só o design mas também a tecnologia que podemos esperar da Audi no futuro próximo. Sim, este Audi Activesphere não vai ser produzido mas pedaços dele vão estar nos próximos modelos - os farois OLED por exemplo.

Há crossovers e depois há este ActiveSphere - normalmente crossover são sedans ou carrinhas com suspensão elevada, mas para este concept parece um A7 Allroad puxado aos extremos sem as arestas e um pouco do Dakar RS Q e-tron. Recebe jantes de 22 polegadas com alargadores de carroçaria e proteções de para-choques. Referi o A7 porque o comprimento (4,98 metros) é basicamente o mesmo mas no resto explode: 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura face aos 1,91 metros de largura e 1,42 metros da altura do A7. E isto sem levar em conta a distancia ao solo de 20,8 centímetros que pode crescer em mais 4 centímetros graça à suspensão pneumática.



Atrás está a piece de resistance porque basta apertar selecionar o modo "Active Sportback" e a secção traseira transforma-se numa pick-up e um vidro de separação levanta-se para isolar os passageiros dianteiros do ambiente exterior!


O interior é infelizmente basicamente fantasia - das portas de abertura oposta ao Audi Dimensions: ao invés de um tablier o condutor coloca um capacete de realidade aumentada que coloca toda a informação no seu campo de visão da velocidade às indicações de GPS.




Mas talvez o mais importante deste concept, e dos restantes concepts Sphere, é a nova plataforma PPE em que se baseiam. Será a proxima plataforma para os modelos de maior dimensão do grupo Volkswagen - o primeiro será o Audi A6 e-tron (em formato sportback e avant) que deve chegar já este ano, com a marca alemã a confirmar que que este concept é do mesmo tamanho que esse modelo (4,98 metros de comprimento total com 2,97 metros entre rodas, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura.



A mecânica também parece de série - este concept tem 2 motores elétricos debitando um total de 442 cavalos e 720 Nm de binário alimentados via um sistema de 800 volts por uma bateria de 100 kWh. Segundo a Audi este concept consegue uma autonomia acima dos 600 quilómetros, que parece pouco mas sejamos sinceros é basicamente uma pickup. É compatível com carregadores até 270 kW que carregam de 5 a 80% da bateria em 24 minutos.

Este Audi ActiveSphere é o ultimo desta série de concepts mas pessoalmente até o mais credível deles todos - numa era de Rivian R1T, Hummer EV e (eventualmente) Tesla Cybertruck, porque não uma pickup 100% elétrica da Audi? A BMW e Mercedes não têm nada parecido e seria certamente um sucesso nos EUA.

0 comentários: