[update]Audi Urbansphere Concept apresentado

Estão a ver uma monovolume?! É que eu estou a ver uma monovolume! É o terceiro concept de a série Sphere de três que começaram a ser apresentados no verão de 2021: tivemos o descapotável Skysphere, o grand tourer Grandsphere e agora temos o Urbansphere: um monovolume enorme elétrica carregada de tecnologia (incluindo condução autónoma). Curiosamente é referido como o automóvel perfeito para a cidade...mesmo sendo o oposto de tudo que associamos com "citadinos", começando pelos 5 metros e meio de comprimento e 2 metros de largura!

Tem um para-brisas bastante inclinado que se prolonga pelo tejadilho de vidro com um perfil aerodinâmico que termina num aileron traseiro laterais esculpidas mas sem vincos, jantes de 24 polegadas que me fazem recordar do concept Audi Avus e a nova interpretação da grelha Singleframe agora fechada e digital. Não seria um Audi sem um espetáculo luminoso pelos seus faróis dianteiros e traseiros - neste UrbanSphere os faróis LED são capazes de mostrar aos outros condutores as suas intenções por ilustrações visuais no que a Audi chama de "Light Canvas".


Estamos a falar de um citadino maior que um Audi Q7 - este concept Urbansphere mede 5,51 metros de comprimento (para referencia o Cadillac Escalade mede 5,4 metros de comprimento) com 3,4 metros entre os eixos por 2,01 metros de largura e calça jantes de 24 polegadas! Basicamente usas o automóvel enquanto precisares de ir a algum lado, e quando não precisares dele graças ao sistema de condução autónoma ele vai estacionar algures e regressa quando tu o chamares. Segundo a Audi este concept não é para europeu ver - os engenheiros e designers trabalharam com potenciais clientes chineses para construir algo adaptado às megacidades chinesas.


A julgar pelas imagens e números o espaço interior é enorme - com 3,4 metros entre eixos um Smart ForTwo (que só mede 2,7 metros) perdia-se no meio, tem apenas 4 assentos/sofás e nenhum pilar central para facilitar acesso sendo possível rodar os assentos para criar uma pequena sala de cinema com um ecrã OLED no interior que desce do tejadilho.

Como referi acima este concept contem um sistema de condução autónoma de nível 4 (atualmente só a Mercedes começa comercializar um sistema de nível 3) que quando ativado recolhe os pedais, volante e outros comandos. E é simplesmente um belo espaço/lugar para se estar.




Este concept é baseado na nova plataforma PPE desenvolvida pela Porsche e Audi (será estreada em breve nos Audi Q6 e-tron, A6 e-tron e Porsche Macan EV) do grupo VW para os elétricos e é movido por 2 motores elétricos, um por eixo, debitando um total de 401 cavalos e 690 Nm de binário alimentados por uma (massiva) bateria de 120 kWh via um sistema elétrico de 800 volts compatível com carregamentos rápidos até 270 kW. Em termos de tamanho de bateria apenas o novo GMC Hummer EV tem uma maior com 200 kWh de capacidade. Segundo a Audi é capaz de uma autonomia WLTP de 750 quilómetros.

Para tração e direção é nas 4 rodas que para o máximo conforto usa uma suspensão pneumática ativa. As jantes de 24 polegadas parecem ser inspiradas nas usadas no concept Audi Avus...

Claro que a maior pergunta é o quanto deste concept é realista ou poderá tornar-se realidade no futuro próximo. Como disse acima a plataforma que usa é bem real e muito do design e tecnologia destes 3 concepts irá surgir em modelos futuros. As as movolumes são muito populares no mercado chinês e a Mercedes tem tido bastante sucesso com a sua Classe V portanto até o formato poderá manter-se.
update 26-08-2022

0 comentários: