[update]Audi A6 Avant e-tron Concept apresentado

Parece que a Audi não recebeu aquele memorando da Mercedes acerca das carrinhas estarem para desaparecer porque a Audi acabou de apresentar o concept A6 Avant e-Tron, um concept que anuncia o modelo de série que deve chegar em 2024 baseado na nova plataforma modular PPE para elétricos que ira surgir nos próximos modelos elétricos do grupo VW. Resumidamente é uma versão carrinha Avant do concept A6 Sportback e-tron apresentado no salão automóvel de Xangai em 2021, mas com alguns novos detalhes.


O design é semelhante ao acima mencionado A6 Sportback e-tron (e tem as mesmas dimensões: 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura) mas com uma grelha "singleframe" fechada diferente, linhas mais marcadas/vincadas que lhe concede um ar mais agressivo, especialmente com aquelas jantes de 22 polegadas que parecem estar prestes a explodir para fora das cavas das rodas. Recebe novos faróis super-finos Digital Matrix LED (já confirmados para a produção em série provavelmente como um opcional) que funcionam como um projetor digital, espelhos retrovisores substituídos por camaras e atrás uma barra luminosa traseira OLED com efeito 3D a complementar um novo difusor traseiro com uma dupla bossa que parece anunciar um possível modelo RS.



Sinceramente basta tirar os espelhos retrovisores, pegas das portas, jantes de 22 polegadas e outros pequenos detalhes para ficarmos com o A6 e-tron de série.


Sobre o interior nada se sabe, excepto que a plataforma PPE é um arranjo em skate sem túnel de transmissão necessário nas versões 4WD permitindo mais espçao interior que o atual A6 convencional.

Mecanicamente falando este concept é baseado na plataforma PPE ou Premium Platform Electric desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche com uma arquitetura de 800 volts compatível com carregadores de 270 kW e que neste caso tem um motor em cada eixo alimentado por uma bateria de 100 kWh para uma total de 470 cavalos. A Audi assegura uma autonomia de 700 quilómetros e nos carregadores rápidos é capaz de carregar de 5 a 80% em apenas 25 minutos.






Segundo a Audi esta plataforma poderá ser usada para todos os formatos (SUVs a desportivos) e segmentos (B, C e D). Será usada no Macan elétrico que está para breve, mas o primeiro automóvel de produção nesta plataforma será o SUV Q6 e-tron previsto para 2023. Também em 2023 teremos o A6 Sportback e-tron e em 2024 o A6 Avant e-Tron.
update 14-04-2022

0 comentários: