Novo Porsche 911 GT3 RS apresentado

A Porsche acaba de apresentar a nova geração do Porsche 911 GT3 RS, o mais extremo de todos os 911 e o modelo mais próximo da versão de competição. Entrar no concessionário da Porsche e sair com o 911 que torna-se cada vez mais complicado: temos o Turbo mas todos os modelos (tirando o GT3) usam turbos, GTS, GT2, GT2 RS, GT3 e agora GT3 RS...e isto sem incluir as versões descapotáveis. Mas este é o novo GT3 RS que segue uma receita testada e aprimorada ao longo dos anos: motor 6 cilindros de 4 litros atmosférico ligado a uma caixa PDK, aerodinâmica apurada para a pista e uma dieta extrema graças a componentes específicos construídos a partir de materiais exóticos. E talvez o ultimo GT3 RS com motor de combustão...
Grandes mudanças aproxima-se na Porsche e algumas para breve: vamos ter um novo Macan 100% elétrico, o 911 geração 992 vai ser atualizado recebendo não só um modelo eletrificado mas também uma versão Safari apta para sair da estrada. Mas para já fiquemos a salivar por este novo GT3 RS livre de eletrões.

Exteriormente é fácil de ver a inspiração da competição - enquanto os outros 911 usam um esquema de 3 radiadores o novo GT3 RS opta por um radiador inclinado de grande dimensão na frente do carro condenando a mala disponível.





Temos também muitos novos elementos de carroçaria em fibra de carbono para melhorar a performance aerodinâmica (notem também aquelas laminas nos para-lamas para conduzir retiradas do 911 RSR) incluindo um novo aileron traseiro de 2 peças com DRS mais alta que o tejadilho do automóvel - todos estes elementos geram 409kg de apoio aerodinâmico a 200 km\h (o dobro do anterior GT3 RS) e aumenta para 860 kg nos 285 km\h. 


Recebe jantes de fixação central de 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás calçadas com borracha Michelin.

No interior temos assentos desportivos, arco de segurança atrás, volante com acesso a todo o género de funções e configurações do automóvel como os modos de condução, controlo de tração, suspensões pilotadas, gestão do torque vectoring e outras.

Atrás mantem o flat-six atmosférico de 4 litros com nova cambota, admissão de ar e outros elementos para extrair 525 cavalos no eixo traseiro via a caixa PDK, mas com a ultima relação da caixa mais curta que no GT3 e o fundo do carro foi modificado para canalizar ar para a caixa ajudando a mantê-la mais fresca.

Graças a uma dieta extrema usando e abusando do carbono (portas, para-lamas dianteiros, assentos, elementos aerodinâmicos), travões em carbo-ceramica o peso total é de 1.450 quilogramas. Mas se for para o Weissach consegue reduzir ainda mais o peso!

Pode ter o seu GT3 RS "simples" ou com 2 pacotes extras: Clubsport ou Weissach. O pacote Clubsport é grátis e com ele recebe rollbar de aço, extintor e cinto de segurança de 6 pontos para o condutor apenas. Já o pacote Weissach corta mais no peso com capot, tejadilho e espelhos retrovisores em fibra de carbono, barras de anti-rolamento em CFRP, volante e manetes de caixa PDK especificas e jantes forjadas de magnésio.

Tudo somado e o GT3 atinge 296 km\h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100km\h em 3,2 segundos.

0 comentários: